A representação não definhou: “Sexe et mensonges” e as denúncias contra a miséria sexual no Marrocos
Palavras-chave:
Sexualidade, Marrocos, Representação femininaResumo
O trabalho busca apresentar ao público brasileiro a obra “Sexo e mentiras” da escritora franco-marroquina, Leïla Slimani. A obra em questão trata da vivência da sexualidade no Marrocos, tendo como parte mais importante de sua constituição o relato de mulheres que viviam no país em meados de 2015.
Referências
ADELMAN, Miriam. Feminismo e pós-colonialidade: algumas reflexões a partir da teoria social e da literatura. Em: Leituras em rede: gênero e preconceito. Florianópolis: Editora Mulheres, 2007.
MERNISSI, Fatima. “Sonhos de transgressão: Minha vida de menina num harém”. Tradução Carlos Sussekind. São Paulo: Cia das letras, 1996.
SAID, Edward. “Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente” Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Cia das letras, 2007.
SLIMANI, Leïla. “Sexe et mensonges – La vie sexuelle au Maroc”. Paris : Éditions des Arènes, 2017. Versão EPUB.
_____________. “No jardim do ogro” Tradução Gisela Bergonzoni. São Paulo: Planeta, 2019.
_____________. “Canção de ninar” Tradução Sandra Stroparo. 1 ed. São Paulo: Planeta, 2018.
_____________ e CORYN, Laetitia. “Paroles d’honneur”. Paris : Editora Les Arènes, 2017.
SPIVAK, Gayatri “Pode o subalterno falar?” Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Diálogos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.