OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS E O MODO ENUNCIATIVO NOS DIÁLOGOS DE UMA MULHER NO TINDER

Autores

  • Reynaldo de Azevedo Gosmão Universidade Federal de Lavras- Mestrando em Letras- DEL/UFLA.
  • Luana Cristina de Oliveira Santos Universidade Federal de Lavras – UFLA; mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Estudos da Linguagem.
  • Luciana Soares da Silva Universidade Federal de Lavras – UFLA; Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Estudos da Linguagem e do Departamento de Educação;

Palavras-chave:

Imaginário sociodiscursivo, Tinder, Produção discursiva, Estereótipo, Mulher.

Resumo

O presente artigo fundamenta-se na Análise do Discurso, na perspectiva de Patrick Charaudeau, tendo como objetivo principal analisar como a representação social da mulher é revelada no aplicativo de relacionamento Tinder, a partir das categorias de modo enunciativo e de imaginários sociodiscursivos. Para a análise, constituímos o corpus com o texto Experiência de uma mulher com filho separada no Tinder, de Marcelo Rubens Paiva. Verificamos que, no aplicativo Tinder, as mulheres são representadas por estereótipos constituintes do nosso imaginário sociodiscursivo, de modo a colocar em conflito seu papel como mãe e como mulher perante relacionamentos afetivos.

Biografia do Autor

Reynaldo de Azevedo Gosmão, Universidade Federal de Lavras- Mestrando em Letras- DEL/UFLA.

Graduado em Psicologia, mestrando em Letras (UFLA). Estudos e pesquisas em Gênero, Psicanálise e Análise do Discurso.

Luana Cristina de Oliveira Santos, Universidade Federal de Lavras – UFLA; mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Estudos da Linguagem.

Universidade Federal de Lavras – UFLA; mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Estudos da Linguagem.

Luciana Soares da Silva, Universidade Federal de Lavras – UFLA; Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Estudos da Linguagem e do Departamento de Educação;

Universidade Federal de Lavras – UFLA; Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Estudos da Linguagem e do Departamento de Educação;

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Publicado

2020-04-28