(In)visibilizando preconceitos: uma análise discursiva sobre casos de violência contra pessoas trans na mídia pernambucana
Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso.Teoria queer. Pessoas trans. Violência.Resumo
Este trabalho propõe reflexões sobre (des)(re)construções e ressignificações de identidades de pessoas trans no discurso jornalístico.Referências
BALTAR, M. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Caxias do Sul: Educs, 2004.
BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. New York: Roudedge, 1993.
__________. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
__________. El género en disputa: el feminismo y la subversión de la identidad. reimpressão. Paidós: Barcelona, 2014.
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press,1999.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2001.
FOWLER, Roger. Language in the News. London: Routledge, 1991.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. (1º impressão revista) Belo Horizonte/Brasília: Editora UFMG/Unesco, 2006.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos / Jaqueline Gomes de Jesus. Brasília, 2012.
KRESS, Gunther. History and language: towards a social account of linguistic change. Journal of Pragmatics, v. 13, n. 3, p. 445-466, 1989.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MAGALHÃES, I. Análise de discurso crítica: questões e perspectivas para a América Latina, In: RESENDE, V.; PEREIRA, F. H. Práticas socioculturais e discurso. Debates transdisciplinares. (Orgs.) LabCom Books, 2010. p. 09-28
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MOITA LOPES, L. P. da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
___________ (Org.) Discursos de identidade: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
MORRIS, M. (2005). El pie zurdo de Dante pone en marcha la teoría queer. In: Talburt, S.; Steinberg, S. (Eds.). Pensando Queer: sexualidad, cultura y educación. Barcelona: Graó, p.35-50, 2005.
MOTA, Célia. Jornalismo: discurso, narrativa e cultura. In: PEREIRA, Fábio; MOURA, Dione; ADGHIRNI, Zélia (Org.). Jornalismo e sociedade: teorias e metodologias. Florianópolis: Insular, 2012, p. 205-217.
NABANTINO Ramos, J. (1970). Jornalismo – Dicionário Enciclopédico. São Paulo: Ibrasa.
PEDRO, E. Análise crítica do discurso: aspectos teóricos, metodológicos e analíticos. In: ______. (Org.). Análise crítica do discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Caminho, 1997. p. 19-46.
SANTOS FILHO, I. 2012. A construção discursiva de masculinidades bissexuais: um estudo em linguística queer. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Pernambuco.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e realidade -Porto Alegre, 16 (2): 5-22, jul/dez. 1990.
SULLIVAN, N. A critical introduction to queer theory. New York: New York University Press, 2003.
Teoria Queer e Behaviorismo radical - muito além dos rótulos de sexualidade. Disponível em: http://www.olharbeheca.blogspot.com. Acesso em: 03 de janeiro de 2017.
TITSCHER, S. et al. Methods of Text and Discourse Analysis. Londres: Sage, 2000.
VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2008.
WOODWARD, K. (Org.). Identity and difference: culture, media and identities. London: Sage, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.