RACE, CLASS AND EDUCATION: DEFYING HEGEMONIC PROCESS OF INEQUALITIES

Autores

  • Eduardo Dias da Silva edu_france2004@yahoo.fr
    Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL. http://orcid.org/0000-0003-2555-6657 http://lattes.cnpq.br/5262032700960455
  • Romar Souza-Dias rogabam@yahoo.com.br
    Doutorando em Linguística e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI http://lattes.cnpq.br/7733127210879445

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem. Discurso e Ideologia. Identidade

Resumo

Based on the fact that education is a symbolic and prestigious property in Brazilian society, we discuss, in this study, how class and race influence the way minorities learn. Having in mind that discourse constructs identities, systems of knowledge and beliefs, organizes and structures the people's relations (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]), it becomes imperative to understand language from a critical analysis that links discourse to ideology and power.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador dos Grupos CNPq GECAL/UnB, FORPROLL/UFVJM e GIEL/UFLA, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.

Romar Souza-Dias, Doutorando em Linguística e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI

Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI. Atua nos cursos de Língua Inglesa/Portuguesa e Literaturas. É também professor de Língua Inglesa do Colégio Estadual Idalice Nunes pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Foi coordenador da área de Língua Inglesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da UNEB. Foi coordenador do Núcleo de Estudos Canadenses - NEC da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI (2007 - 2011) onde se dedicou a questões de inserção social de alunos de classes sociais menos favorecidas através do ensino de Línguas Estrangeiras Inglês e Francês. Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise de Discurso Crítica, Linguística Aplicada Crítica, Letramento Racial Crítico, Identidades Sociais e Ensino-Aprendizagem de Línguas e Formação de Professores por uma perspectiva crítica.

Referências

APPLE, M. W. The culture and commerce of the textbook. In: APPLE, M.W.; CRISTIAN-SMITH, L. K. (Org.). The politics of the textbook. New York, London: Routledge, 1991, p. 22-40.

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge, Massachusetts: Harvard University, 1995.

BARROS, J. S. Identidades sociais de classe, gênero e raça/etinia no livro didático de espanhol como língua estrangeira. 2013. 124 f. Dissertação de Mestrado, Brasília: UnB, 2013.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CASTELLS, M. O poder da identidade – A era da informação: economia, sociedade e cultura, vol. 2. Trad. Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

DERRIDA, J. Margens da filosofia. Campinas: Papyrus, 1991.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse.Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

____. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001 [1992].

FERREIRA, A. J. Identidades sociais de raça no livro didático de inglês mais vendido no Brasil. In: HARMUCH, R. A.; SALEH, P. B. O. Identidade e subjetividade: configurações contemporâneas. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012ª, v. 1 p. 99-114.

KUBOTA, R. Critical multiculturalism and second language education. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. (Ed.). Critical pedagogies and language learning. Cambridge University Press, 2004.

LADSON-BILLINGS, G. But that’s just good teaching! The case for culturally relevant pedagogy. In: Theory into practice, v. 34, n.3, p. 159-165, 1995.

SANTOS, M. S. A construção de identidades no livro didático de língua estrangeira: um perspectiva crítica. 2013. 239 f. Dissertação de Mestrado, Brasília: UnB, 2013.

THOMPSON, J. B. Studies in the Theory of Ideology. Cambridge Press: 1984.

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Silva, E. D. da, & Souza-Dias, R. (2018). RACE, CLASS AND EDUCATION: DEFYING HEGEMONIC PROCESS OF INEQUALITIES. Revista Diálogos, 6(2), 221–232. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6490

Edição

Seção

Artigo de Convidado