RACE, CLASS AND EDUCATION: DEFYING HEGEMONIC PROCESS OF INEQUALITIES
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem. Discurso e Ideologia. IdentidadeResumo
Based on the fact that education is a symbolic and prestigious property in Brazilian society, we discuss, in this study, how class and race influence the way minorities learn. Having in mind that discourse constructs identities, systems of knowledge and beliefs, organizes and structures the people's relations (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]), it becomes imperative to understand language from a critical analysis that links discourse to ideology and power.Referências
APPLE, M. W. The culture and commerce of the textbook. In: APPLE, M.W.; CRISTIAN-SMITH, L. K. (Org.). The politics of the textbook. New York, London: Routledge, 1991, p. 22-40.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge, Massachusetts: Harvard University, 1995.
BARROS, J. S. Identidades sociais de classe, gênero e raça/etinia no livro didático de espanhol como língua estrangeira. 2013. 124 f. Dissertação de Mestrado, Brasília: UnB, 2013.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CASTELLS, M. O poder da identidade – A era da informação: economia, sociedade e cultura, vol. 2. Trad. Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
DERRIDA, J. Margens da filosofia. Campinas: Papyrus, 1991.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse.Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
____. Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001 [1992].
FERREIRA, A. J. Identidades sociais de raça no livro didático de inglês mais vendido no Brasil. In: HARMUCH, R. A.; SALEH, P. B. O. Identidade e subjetividade: configurações contemporâneas. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012ª, v. 1 p. 99-114.
KUBOTA, R. Critical multiculturalism and second language education. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. (Ed.). Critical pedagogies and language learning. Cambridge University Press, 2004.
LADSON-BILLINGS, G. But that’s just good teaching! The case for culturally relevant pedagogy. In: Theory into practice, v. 34, n.3, p. 159-165, 1995.
SANTOS, M. S. A construção de identidades no livro didático de língua estrangeira: um perspectiva crítica. 2013. 239 f. Dissertação de Mestrado, Brasília: UnB, 2013.
THOMPSON, J. B. Studies in the Theory of Ideology. Cambridge Press: 1984.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.