MASCULINIDADES, IDENTIDADE E CORPORALIDADE NA REVISTA MEN’S HEALTH

Autores

  • Fabiano Eloy Atílio Batista fabiano_jfmg@hotmail.com
    Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Beleza. Boa Forma. Revista.

Resumo

Partindo do pressuposto da recente descoberta do público masculino como segmento de mercado da indústria da beleza e da boa forma, pretendemos, neste artigo, analisar as representações do corpo masculino na revista Men’s Health presentes nas edições dos meses de Junho e Julho/Agosto do ano 2017. Para tal, foram selecionadas as capas da revista referentes a essas edições, onde buscamos identificar, por meio das imagens e textos expostos na mesma qual padrão de homem se pretende (re)construir. Buscamos assim, identificar possíveis traços de um imaginário de beleza masculina vigente em nossa cultura, pautada em um corpo torneado, jovem, viril e bem cuidado. 


This article proposes to analyze the use of argumentum ad verecundiam (argument of modesty or argument of authority) as an indication of the author’ style. The premise guiding this study is that the argumentum ad verecundiam points to the performance of the Bakhtinian “style” category (BRAIT, 2005), within the premise of its inseparability of the theme and compositional form categories in the discourse genres. For this study, was selected an excerpt from the text “o que conta a pintura” by Teixeira Coelho, present in the temporary exhibition catalog “Vermeer: Mulher de azul lendo uma carta” (MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, 2012).


Biografia do Autor

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Design de Moda, pela Faculdade Estácio de Sá, na cidade de Juiz de Fora. Pós-Graduado em Moda, Cultura de Moda e Arte, no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Graduado em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursando o Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica – nível Mestrado, no departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, desenvolvendo atividades na linha de pesquisa: Trabalho, Consumo e Cultura. Membro do grupo de pesquisa Gênero, Trabalho e Consumo atuando em pesquisas relacionadas à mídia e a corporalidade. Possui interesse nas áreas de Moda, Mídia, Corporalidade, Gênero, Consumo, Envelhecimento e afins. 

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Batista, F. E. A. (2017). MASCULINIDADES, IDENTIDADE E CORPORALIDADE NA REVISTA MEN’S HEALTH. Revista Diálogos, 5(2), 127–142. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5943

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres