ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL: Como controlar e minimizar
Palavras-chave:
Performance musical, Controle da ansiedade, Preparação para performance.Resumo
Essa pesquisa trata da ansiedade na performance musical. Tem como base teórica os autores Oliveira (2001), Ray (2009), Kenny (2011), Lima (2001), Sínico (2012), Reber (1985), Dunkel (1989), e Radocy e Boyle (1997). Fez-se uma introdução, seguida pelas definições de ansiedade segundo alguns autores. Passou-se aos comentários de autores sobre o que mais influencia a ansiedade. Nesta perspectiva, tendo em vista a Metodologia de Pesquisa proposta, foram aplicados o questionário, com 08 (oito) perguntas, para definir perfil dos sujeitos e, outro, com 19 (dezenove), para entender mais sobre a ansiedade. Para responder à pergunta objeto e de interesse desta investigação: “como controlar ou minimizar a ansiedade na performance”, obteve-se as respostas dos 5 (cinco) entrevistados. Chegou-se às variáveis que podem desencadear a ansiedade, que são: ‘a pessoa’, ‘o perfeccionismo’, ‘a tarefa’, e ‘a situação’, que são comentadas a partir da base teórica. Ao total das respostas, fez-se a Análise Parcial, com comentários tendo como base os pressupostos teóricos dos autores citados. Destas respostas obtidas, analisou-se os conteúdos das respostas e, a partir da Análise Final, chegou-se às Conclusões Finais.
This research deals with anxiety in musical performance. It has as its theoretical basis the authors Oliveira (2001), Ray (2009), Kenny (2011), Lima (2001), Sínico (2012), Reber (1985), Dunkel (1989) and Radocy and Boyle (19997). An introduction was made, followed by definitions of anxiety according to some authors. The author's comments on what most influences anxiety were passed on. In this perspective, in view of the proposed Research Methodology, the questionnaire was applied, with 08 (eight) questions, to define the subjects' profile and another, with 19 (nineteen), to understand more about anxiety. To answer the question of interest and interest of this research: "how to control or minimize anxiety in performance", the answers of five (5) respondents were obtained. The variables that can trigger anxiety are: 'the person', 'perfectionism', 'the task', and 'the situation', which are commented on the theoretical basis. To the total of the answers, the Partial Analysis was made, with comments based on the theoretical assumptions of the cited authors. From these answers, the contents of the answers were analyzed and, from the Final Analysis, the Final Conclusions were reached.
Referências
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