ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL: Como controlar e minimizar

Autores

  • Washington Florêncio da Silva sax.washington@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eliane Leão elianewi2001@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Performance musical, Controle da ansiedade, Preparação para performance.

Resumo

Essa pesquisa trata da ansiedade na performance musical. Tem como base teórica os autores Oliveira (2001), Ray (2009), Kenny (2011), Lima (2001), Sínico (2012), Reber (1985), Dunkel (1989), e Radocy e Boyle (1997). Fez-se uma introdução, seguida pelas definições de ansiedade segundo alguns autores. Passou-se aos comentários de autores sobre o que mais influencia a ansiedade. Nesta perspectiva, tendo em vista a Metodologia de Pesquisa proposta, foram aplicados o questionário, com 08 (oito) perguntas, para definir perfil dos sujeitos e, outro, com 19 (dezenove), para entender mais sobre a ansiedade. Para responder à pergunta objeto e de interesse desta investigação: “como controlar ou minimizar a ansiedade na performance”, obteve-se as respostas dos 5 (cinco) entrevistados. Chegou-se às variáveis que podem desencadear a ansiedade, que são: ‘a pessoa’, ‘o perfeccionismo’, ‘a tarefa’, e ‘a situação’, que são comentadas a partir da base teórica. Ao total das respostas, fez-se a Análise Parcial, com comentários tendo como base os pressupostos teóricos dos autores citados. Destas respostas obtidas, analisou-se os conteúdos das respostas e, a partir da Análise Final, chegou-se às Conclusões Finais. 

This research deals with anxiety in musical performance. It has as its theoretical basis the authors Oliveira (2001), Ray (2009), Kenny (2011), Lima (2001), Sínico (2012), Reber (1985), Dunkel (1989) and Radocy and Boyle (19997). An introduction was made, followed by definitions of anxiety according to some authors. The author's comments on what most influences anxiety were passed on. In this perspective, in view of the proposed Research Methodology, the questionnaire was applied, with 08 (eight) questions, to define the subjects' profile and another, with 19 (nineteen), to understand more about anxiety. To answer the question of interest and interest of this research: "how to control or minimize anxiety in performance", the answers of five (5) respondents were obtained. The variables that can trigger anxiety are: 'the person', 'perfectionism', 'the task', and 'the situation', which are commented on the theoretical basis. To the total of the answers, the Partial Analysis was made, with comments based on the theoretical assumptions of the cited authors. From these answers, the contents of the answers were analyzed and, from the Final Analysis, the Final Conclusions were reached. 


Biografia do Autor

Washington Florêncio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Iniciação científica/Bacharelado/UFRN. Saxofonista. Participante do DEPPEM/EMUFRN/UFRN. Segundo Sargento (Músico) - Exército Brasileiro. É integrante do grupo Potiguar Sax Quarteto (2016). Participou do Sarau Semanal, na Escola de Música da UFRN nos dias 16/05/2016, 26/09/2016 e 07/11/2016, nas seguintes formações: Trio - Saxofone, Clarineta e Flauta, Grupo - Potiguar Sax Quarteto e Duo - Saxofone e Piano respectivamente. Participou do III Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, na classe de saxofone do professor Marco Toledo Nascimento, integrando ainda a Banda Sinfônica e a Big Band do referido Festival, no período de 03/02/17 a 12/02/17, na cidade de Gramado - RS. 

Eliane Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Piano pela UFG (1974), Bacharel em Canto pela UFG (1983), Licenciatura em Música pela UFG (1975), Master of Science In Education - Purdue University (1980) e Doutorado Sandwich em Educação, pela UNICAMP/Purdue University,West 93 Lafayette/IN/USA (1996). Pós-doutora pela Auburn University/CNPq, pesquisa em Criatividade em Música. Professora Visitante Nacional da UFRN/CNPq. Pesquisadora do PPG da UFG e UFRN. Linha de pesquisa: Metodologia de Pesquisa em Música, Metodologia de Ensino de Música, Criatividade, Interdisciplinaridade e Cognição Musical. Vice-Lider do DEPPEM/EMUFRN/UFRN. Participa de Comités científicos da área de música, tais como Revista Hodie e ARJournal. Autora de livros e artigos área de música 

Referências

DUNKEL, S. E. (1989). The audition process: Anxiety management

and coping strategies. Stuyvesant, NY: Pendragon Press.

KENNY, Dianna T. The Psychology of Music Performance Anxiety. Oxford University Press. New York: 2011.

LIMA, Sônia Albano de. Pesquisa e Performance. Anais do XXIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Belo Horizonte: 2001.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Domingues de. Neurobiologia do Comportamento - Uma relação entre o funcionamento cerebral e as manifestações comportamentais. Editora DA ULBRA. Canoas: 2001.

RADOCY, Rudolf E; BOYLE, J. David. Psychological Foundations of Musical Behavior. Charles C Thomas Publisher, LTD. Springfield. Illinois: 1997.

RAY, Sonia. Considerações sobre o pânico de palco na preparação de uma performance musical. In: Mentes em Música. Ilari, B. e Araujo, R.C. (Orgs). Curitiba: Deartes, 2009. Pgs. 158-178. (pág 44).

REBER, Arthur S. The Penguin Dictionary of Psychology. Penguin Books. New York: 1985. (p.43 -44)

SINICO, André. Ansiedade na Performance Musical: definições, causas, sintomas, estraté-gias e tratamentos. Revista do Conservatório de Música da UFPel. No.5. Pelotas: 2012. (p. 36-64).

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Silva, W. F. da, & Leão, E. (2017). ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL: Como controlar e minimizar. Revista Diálogos, 5(2), 93–113. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5941

Edição

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