GILBERTO MENDES E O PÓS-MINIMALISMO: Ressonâncias minimalistas na sua terceira fase composicional

Autores

  • Rita de Cássia Domingues dos Santos rita.domingues@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Pós-minimalismo, Gilberto Mendes, Estética da Impureza.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da tese de doutorado em andamento denominada Pós-minimalismo na terceira fase composicional de Gilberto Mendes (1922- 2016). O objetivo principal desta tese é compreender como se posiciona o compositor face ao Pós-minimalismo em sua terceira fase composicional (1982 a 2015), tendo como objetivos secundários situar a Estética da Impureza em relação ao Pós-minimalismo nas formulações poéticas e teóricas das obras Três Contos de Cortázar (1985, para piano), O Último Tango em 75 Vila Parisi (1987, para orquestra), Il Neige de Nouveau! (1988 – para piano); Fur Anette (1993, para piano), e Viva Villa II (1998 – para orquestra de cordas). Estas obras foram escolhidas por serem da terceira fase composicional de Mendes, que teria sido marcada pela mistura de processos composicionais ao Minimalismo, posteriormente designado como Pós- minimalismo. Para cada uma destas obras usaremos ferramentas analíticas diferenciadas de acordo com os procedimentos composicionais adotados por Mendes em cada uma delas. Neste artigo apresentamos a análise da obra Ventos Alísios de acordo com a metodologia de White, exposta em seu livro Comprehensive musical analysis (1994) com contribuições de Schoenberg (1991) e Cervo (2005). Pretende-se, com este estudo, contribuir para maior conhecimento sobre a poética do Pós-minimalismo e disseminar uma compreensão mais abrangente da obra de Gilberto Mendes, compositor brasileiro contemporâneo. 

This article presents partial results of the doctoral thesis in progress called Post Minimalism in the third compositional phase of Gilberto Mendes (1922-2016). The main objective of that thesis is to understand how the composer positions himself in relation to post- minimalism in his third compositional phase (1982 to 2015), and as secondary objectives intend to situate the Aesthetics of Impurity relating it to Post-Minimalism in both poetical and theoretical formulations of these works: Três Contos de Cortázar (1985, for piano), O Último Tango en Vila Parisi (1987, for orchestra), Il Neige de Nouveau! (1988 - for piano); Fur Anette (1993, for piano), and Viva Villa II (1998 - for string orchestra). These works were chosen because they belong to the third compositional phase of Mendes, which would have been marked by the mixture of compositional processes in Minimalism, later designated as Post- minimalism. For each one of these works we will use differentiated analytical tools accordingly to the compositional procedures adopted by Mendes in each of them. In this article we present the analysis of the work Ventos Alísios consonant to the methodology of White, exposed in his book Comprehensive Musical Analysis (1994) plus contributions of Schoenberg (1991) and Cervo (2005). The aim of this study is to better the understanding of the poetics of post- minimalism and to disseminate a more comprehensive understanding of the work of contemporary Brazilian composer Gilberto Mendes. 



Biografia do Autor

Rita de Cássia Domingues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Artes (UFMT)

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Santos, R. de C. D. dos. (2017). GILBERTO MENDES E O PÓS-MINIMALISMO: Ressonâncias minimalistas na sua terceira fase composicional. Revista Diálogos, 5(2), 71–92. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5940

Edição

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