LUTERIA DE OCARINA: Aprendizagem empírica no processo de construção de instrumento musical
Palavras-chave:
Luteria. Ocarina. Cao Benassi. Lutherie. Ocarina. Cao Benassi.Resumo
O objetivo deste trabalho é divulgar o processo de aprendizagem empírica da construção de ocarinas1. A fundamentação vem da leitura de livros, artigos e demais trabalhos que nortearam a apresentação e análise dos dados, coletados durante o processo de produção dos protótipos das ocarinas. Os primeiros protótipos não produziam som em toda a sua extensão, porque a altura do lábio do instrumento não estava proporcional a saída do canal de ar. Ao longo de três meses, conseguimos produzir três protótipos totalmente funcionais, com boa produção sonora em toda sua extensão e afinação estável. Desse modo, podemos concluir que é possível a produção em série dos três protótipos funcionais produzidos até agora.
The objective of this work is to disseminate the empirical learning process of the construction of ocarinas. The reasoning comes from the reading of books, articles and other works that guided the presentation and analysis of the data, collected during the production process of the ocarinas prototypes. The first prototypes did not produce sound throughout its length, because the height of the instrument lip was not proportional to the air channel's output. Over the course of three months, we were able to produce three fully functional prototypes, with good sound production throughout and stable tuning. In this way, we can conclude that it is possible to serialize the production of the three functional prototypes produced so far.
Referências
ALMEIDA, G. M. de; PIRES, A. A arte da luteria no Brasil. Revista Educação. V. 7, N. 1, 2012. Disponível em http://www.revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1002/9 93. Consulta em 12 de out. 2016
BENASSI, C. A.; VICTORIO, R. P. Ocarinas e flautas doces: uma história concisa. Revista Diálogos. V. 2, N. 2, 2014. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/ 2874. Consulta em 12 de out. 2016.
BENASSI, C. A. Aprendizagem empírica na luteria de ocarinas: constituindo saberes. Revista Falange Miúda (ReFaMi), Ano II, n. I, jan.-jun., 2017 : [ http://www.falangemiuda.com.br]. Disponível em http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/73. Consulta em 29 de jul. 2017.
BENASSI, C. A. Entrevista com SakuraWayta. Concedida ao professor e pesquisador Claudio Alves Benassi por chat no Facebook em 14 de ago. 2016.
LIGGINS, D.; LIGGINS, C. The ocarina: a pictorialhistory. Northamptonshire: Ocarina Workshop, 2003.
SOARES, M. A. Produção de um violão em madeira de teca (Tectonagrandis). Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Engenharia Industrial Madeireira. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Itapeva, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.