LIBRAS NAS LICENCIATURAS E CURRÍCULO
Palavras-chave:
Formação docente. Currículo. Libras.Resumo
Esse artigo apresenta resultados alcançados no projeto de pesquisa intitulado Libras e Ensino no que diz respeito a divulgar a contribuição para a formação inicial docente quanto sugestão de mudanças na oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas. Para tanto, é apresentada breve discussão sobre questões envolvendo currículo bem como relato das mudanças sugeridas em uma das universidades envolvidas, no que diz respeito às mudanças propostas pelas professoras pesquisadoras à instituição. Como resultados, apontamos a necessidade de se reformulação da ementa, da carga-horária e do semestre de oferta com base da grade curricular dos cursos de licenciatura.
Referências
BRASIL, Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos,2002.
BRASIL. Decreto Nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2005.
COSTA, Otávio Santos; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A implementação da disciplina de Libras no contexto dos cursos de licenciatura. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n.esp. p.759-772. 2015.
FRANCO, Monique. Currículo e Emancipação. In: SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da Educação Bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
RECH, Gabriele C. et al. Ensino de Libras nas licenciaturas da UEMS – Dourados. In: SANTOS, Reinaldo dos; NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. (Orgs.) Libras e educação de surdos: retratos do Mato Grosso do Sul. São Leopoldo: Oikos, 2016.
SOARES, Lidiane Alves; SILVA, Bruno Ferreira da; DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB: Uma análise da importância da disciplina na formação docente. In: Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, v.1, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/anais.php. Acesso em 07/11/2017.
SAVIANI. Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10a ed. Campinas: Autores Associados; 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.