Letramento Crítico em língua estrangeira: atitude de escuta sobre a comunidade surda / Critical Literacy on Foreign Language Teaching: an attitude of listening brazilian Deaf community
Palavras-chave:
Letramento Crítico. Surdez. Ensino de inglês / Critical Literacy, Deafness, English teaching.Resumo
Este ensaio apresenta alguns fundamentos teóricos sobre Letramento Crítico (LC) no que diz respeito ao ensino de inglês a partir dos estudos de Souza (2010;2011) e Jordão (2014, 2016). O objetivo deste ensaio é evidenciar as contribuições do LC na elaboração de atividades de leitura em sala de aula de inglês relacionadas à surdez e à inclusão numa perspectiva reflexiva. As atividades convidam os alunos a não somente identificarem o seu posicionamento na interpretação de textos, mas também a questionarem as implicações dessa produção de sentidos.
This essay introduces some theoretical foundations on Critical Literacy (CL) regarding English language teaching grounded on the studies of Souza (2010;2011) and Jordão (2014, 2016). The purpose of this essay is to highlight CL contributions to classroom activities of text reading related to deafness and inclusion trough a reflexive perspective. The activities invite the students to not only identify their point of view on text interpreting, but also in questioning themselves what are the implications of these meaning making.
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