Construindo o ser professor de música na educação básica: os cotidianos e as redes de conhecimento na formação docente

Autores

  • Wenderson Silva Oliveira musica_wenderson@hotmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Formação Docente. Cotidiano e Música. Redes de Conhecimentos Cotidianos.

Resumo

Este trabalho pretende ensaiar sobre a constante construção/desconstrução da formação de professores e professoras de música, tendo como base principal para essas discussões a trajetória individual do autor. Para tal, o autor utiliza como exemplo, uma atividade educativa desenvolvida na cidade de Uberlândia no ano de 2014, mostrando a dualidade existente entre a formação inicial na Licenciatura em Música e a formação continuada, que são consideradas pelo mesmo como redes de conhecimentos tecidos nos cotidianos das escolas. As reflexões aqui apresentadas abrem campo para discutir as configurações das Licenciaturas em Música, dado que ainda são moldadas nos modelos conservatoriais.

Biografia do Autor

Wenderson Silva Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Música pela Universidade Federal de Uberlândia e licenciado em Música: Habilitação em Canto pela mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa em Didática do Canto (UFU/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Formação em Educação Musical (FEMusi/UFU/CNPq). Professor de Artes da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Pacheco Resende, em Uberlândia/MG.

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Oliveira, W. S. (2017). Construindo o ser professor de música na educação básica: os cotidianos e as redes de conhecimento na formação docente. Revista Diálogos, 5(2), 51–70. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5406

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