Políticas Educacionais de Línguas: a diversidade linguística e os desafios na formação de professores

Autores

  • Aurea Cavalcante Santana aurearsh@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Políticas linguísticas. Diversidade linguística. Formação de professores.

Resumo

Neste artigo trato de questões sobre a diversidade linguística brasileira e sua presença na escola. A partir de vivências e levantamento bibliográfico sobre o tema, apresento algumas discussões sobre políticas educacionais de línguas frente às diversas situações linguísticas encontradas no cotidiano escolar e as relações com a legislação brasileira. Abordo, ainda, aspectos da formação de professores, nos cursos de Letras e Pedagogia e da necessidade de inclusão de conhecimentos linguísticos e ligação entre essas licenciaturas. Por fim, menciono algumas ações de políticas linguísticas positivas, trilhadas por algumas instituições.

Biografia do Autor

Aurea Cavalcante Santana, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012). Foi professora da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - durante 27 anos. Atualmente é professora Adjunto A - Nível II do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atua nos cursos de Graduação em Letras (Licenciatura) e na Pós Graduação, nas áreas de Português e Linguística. Coordena o Projeto de Pesquisa: Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas e participa também da Ação Saberes Indígenas na Escola. Tem experiência estudos em línguas indígenas e formação de professores indígenas. Tem se dedicado , ao longos dos últimos 16 anos, aos estudos e pesquisas das línguas indígenas.

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Santana, A. C. (2017). Políticas Educacionais de Línguas: a diversidade linguística e os desafios na formação de professores. Revista Diálogos, 5(2), 143–159. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5392

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres