Políticas Educacionais de Línguas: a diversidade linguística e os desafios na formação de professores
Palavras-chave:
Políticas linguísticas. Diversidade linguística. Formação de professores.Resumo
Neste artigo trato de questões sobre a diversidade linguística brasileira e sua presença na escola. A partir de vivências e levantamento bibliográfico sobre o tema, apresento algumas discussões sobre políticas educacionais de línguas frente às diversas situações linguísticas encontradas no cotidiano escolar e as relações com a legislação brasileira. Abordo, ainda, aspectos da formação de professores, nos cursos de Letras e Pedagogia e da necessidade de inclusão de conhecimentos linguísticos e ligação entre essas licenciaturas. Por fim, menciono algumas ações de políticas linguísticas positivas, trilhadas por algumas instituições.
Referências
ATIHE, Beatriz. Em quatro anos, dobram pedidos de entrada de imigrantes no Brasil. Último Segundo - iG São Paulo [on line]. Setembro de 2014 – disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-09-17/em-quatro-anos-dobram-pedidos-de-entrada-de-imigrantes-no-brasil.html Acesso em: 20 de janeiro de 2017.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BAGNO, Marcos & RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas da Educação Linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. V. 5, nº 1 – 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v5n1/04.pdf Acesso em 10 de janeiro de 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 de novembro de 2016.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm
Acesso em 20 de novembro de 2016.
_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf Acesso em 20 de novembro de 2017.
FROMM, Guilherme. A disciplina Lingüística nos cursos de Letras: algumas considerações. In: Guilherme Fromm; Maria Célia Lima-Hernandes. (Org.). Domínios de Linguagem IV: subsídios à formação lingüística. 1 ed. São Paulo, 2004, v. 1, p. 45-57. Disponível em: http://docplayer.com.br/29581729-A-disciplina-linguistica-nos-cursos-de-letras-algumas-consideracoes.html Acesso em 10 de janeiro de 2017
HEIDRICH, Gustavo. O Desafio das Escolas Brasileiras com Alunos Imigrantes. Revista Nova Escola – junho/julho 2015. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/desafio-escolas-brasileiras-alunos-imigrantes-594423.shtml. Acesso em 10 de janeiro de 2017
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico – 2010 – Características Gerais dos Indígenas – Resultados do Universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disp. em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/95/cd_2010_indigenas_universo.pdf Acesso em 16 de dezembro de 2016.
MORELLO, Rosângela. Uma política pública e participativa para as línguas brasileiras: sobre a regulamentação e a implementação do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). Gragoatá – Revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF: Universidade Federal Fluminense, Niterói, V. 32, p. 31-41 1º sem. 2012. Disponível em: http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/114/90 Acesso em 10.12.16.
MORELLO, Rosângela & OLIVEIRA, Gilvan Müller. Uma Política Patrimonial e de Registro para as Línguas Brasileiras. Linguasagem – Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem [on line]. São Carlos, SP: Dpto de Letras e Programa de Pós Grad. em Linguística da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Agosto/2008. Disp. em: http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao01/artigos_politicapatrimonial.htm Acesso em 10 de janeiro de 2017.
PIMENTEL, Cassiano José & TAMI, Júlia. A Chegada dos Imigrantes. Revista Educação [on line]. Edição 174. 27/set/2011. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/a-chegada-dos-imigrantes/ Acesso em 07.01.17.
ROSSI, Albertina. Linguística e Educação: uma ação conjunta para a formação e prática dos professores de língua materna. Ensaios Pedagógicos – Revista Eletrônica dos Cursos de pedagogia das Faculdades OPET – Dezembro de 2012. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n4/ARTIGO-ALBERTINA.pdf Acesso em 07 de janeiro de 2017.
SÓ NOTÍCIAS COM A GAZETA. Governo anuncia política pedagógica para imigrantes em Mato Grosso. 24/01/2016. Disponível em: http://www.sonoticias.com.br/noticia/educacao/governo-anuncia-politicapedagogica-para-imigrantes-em-mato-grosso. Acesso em 07 de janeiro de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.