FORMAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA: INTEGRAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E O INACABAMENTO DO SUJEITO - Permanent and continued training: integration, interdisciplinarity and the integration of the subject
Palavras-chave:
Educação. Formação de professores. Interdisciplinaridade. Education. Teacher training. Interdisciplinarity.Resumo
Este trabalho busca analisar e refletir, como se dá o processo de formação continuada e/ou permanente de professores e a interdisciplinaridade? Esta pesquisa de cunho bibliográfico busca relacionar o sentido da interdisciplinaridade na formação permanente e continuada, diálogos entre teoria e prática na práxis pedagógica. O objetivo desse estudo é transcender conceitos e discursos com significados e significantes distanciados e equivocados de interdisciplinaridade e integração curricular. Nessa perspectiva, à formação permanente e continuada identifica-se com o inacabamento do sujeito e com a necessidade de um movimento contínuo de formação, aprendizagem e transformação.
This paper seeks to analyze and reflect, how does the process of continuous and / or ongoing teacher training and interdisciplinarity take place? This bibliographical research seeks to relate the meaning of interdisciplinarity in ongoing and ongoing formation, dialogues between theory and practice in pedagogical praxis. The objective of this study is to transcend concepts and discourses with distant and misleading meanings and signifiers of interdisciplinarity and curricular integration. In this perspective, permanent and continuous formation is identified with the unfinishedness of the subject and with the need for a continuous movement of formation, learning and transformation.
Referências
AUSUBEL, D. P. The psychologyofmeaningful verbal learning. New York, GruneandStratton, 1963.
BALL. S. J. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. In: Educação & Sociedade. Campinas. vol. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 14 de abr. de 2017.
BRITTES, L. R. Movimentos discursivos na produção de currículo da educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Pelotas e University of Wisconsin, Madison, Estados Unidos, 2015.
CARVALHO, M. M. de. Interdisciplinaridade e Formação de Professores. In: Revista Triângulo. v. 8, n. 2: 93-112, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/viewFile/1554/1393>. Acesso em: 14 abr. de 2017.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro Efetividade e Ideologia. 6. ed., São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HYPOLITO, Á. M.; VIEIRA, J. dos S.; LEITE, M. C. L. Currículo, Gestão e Trabalho Docente. In: Revista e-curriculum São Paulo, v. 8 n. 2 AGOSTO 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10989>. Acesso em: 30 jan 2017.
IBERNÓN. F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ILHA, F. R. da S.; HYPOLITO, Á. M. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. In: Práxis Educacional. Vitória da Conquista. v. 10, n. 17. p. 99-114. jul./dez. 2014. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4529/4330>. Acesso em: 10 fev. 2017.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 82. ed. Rio de Janeiro Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
POMBO, O. Interdisciplinaridade: Ambições e Limites. Lisboa: Relógio D’Água Editores,2004.
RIBEIRO, E. T. L. Formação Permanente de Professores(as) da Eja: Círculo de Diálogos Como Uma Práxis Pedagógica Humanizadora. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria/RS. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6359>. Acesso em: 18 abr. de 2017.
TOLLE, E. O poder do agora. Tradução de Iva Sofia Gonçalves Lima. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.
WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Tradução Caio Liudvick. 2. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.