FORMAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA: INTEGRAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E O INACABAMENTO DO SUJEITO - Permanent and continued training: integration, interdisciplinarity and the integration of the subject

Autores

  • Silvia de Siqueira silviadsiqueira@gmail.com
    Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos http://orcid.org/0000-0003-4615-0947
  • Leticia Ramalho Brittes leticia.brittes@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Palavras-chave:

Educação. Formação de professores. Interdisciplinaridade. Education. Teacher training. Interdisciplinarity.

Resumo

Este trabalho busca analisar e refletir, como se dá o processo de formação continuada e/ou permanente de professores e a interdisciplinaridade? Esta pesquisa de cunho bibliográfico busca relacionar o sentido da interdisciplinaridade na formação permanente e continuada, diálogos entre teoria e prática na práxis pedagógica. O objetivo desse estudo é transcender conceitos e discursos com significados e significantes distanciados e equivocados de interdisciplinaridade e integração curricular. Nessa perspectiva, à formação permanente e continuada identifica-se com o inacabamento do sujeito e com a necessidade de um movimento contínuo de formação, aprendizagem e transformação.

 

This paper seeks to analyze and reflect, how does the process of continuous and / or ongoing teacher training and interdisciplinarity take place? This bibliographical research seeks to relate the meaning of interdisciplinarity in ongoing and ongoing formation, dialogues between theory and practice in pedagogical praxis. The objective of this study is to transcend concepts and discourses with distant and misleading meanings and signifiers of interdisciplinarity and curricular integration. In this perspective, permanent and continuous formation is identified with the unfinishedness of the subject and with the need for a continuous movement of formation, learning and transformation.

 

Biografia do Autor

Silvia de Siqueira, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos;

Leticia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Referências

AUSUBEL, D. P. The psychologyofmeaningful verbal learning. New York, GruneandStratton, 1963.

BALL. S. J. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. In: Educação & Sociedade. Campinas. vol. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 14 de abr. de 2017.

BRITTES, L. R. Movimentos discursivos na produção de currículo da educação profissional para jovens e adultos no Instituto Federal de Educação Farroupilha. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Pelotas e University of Wisconsin, Madison, Estados Unidos, 2015.

CARVALHO, M. M. de. Interdisciplinaridade e Formação de Professores. In: Revista Triângulo. v. 8, n. 2: 93-112, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/viewFile/1554/1393>. Acesso em: 14 abr. de 2017.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro Efetividade e Ideologia. 6. ed., São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HYPOLITO, Á. M.; VIEIRA, J. dos S.; LEITE, M. C. L. Currículo, Gestão e Trabalho Docente. In: Revista e-curriculum São Paulo, v. 8 n. 2 AGOSTO 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10989>. Acesso em: 30 jan 2017.

IBERNÓN. F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ILHA, F. R. da S.; HYPOLITO, Á. M. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. In: Práxis Educacional. Vitória da Conquista. v. 10, n. 17. p. 99-114. jul./dez. 2014. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4529/4330>. Acesso em: 10 fev. 2017.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 82. ed. Rio de Janeiro Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: Ambições e Limites. Lisboa: Relógio D’Água Editores,2004.

RIBEIRO, E. T. L. Formação Permanente de Professores(as) da Eja: Círculo de Diálogos Como Uma Práxis Pedagógica Humanizadora. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria/RS. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6359>. Acesso em: 18 abr. de 2017.

TOLLE, E. O poder do agora. Tradução de Iva Sofia Gonçalves Lima. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

WILLIAMS, J. Pós-estruturalismo. Tradução Caio Liudvick. 2. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2017-07-29

Como Citar

Siqueira, S. de, & Brittes, L. R. (2017). FORMAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA: INTEGRAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E O INACABAMENTO DO SUJEITO - Permanent and continued training: integration, interdisciplinarity and the integration of the subject. Revista Diálogos, 5(1), 133–144. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5091

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres