O DISCURSO PEDAGÓGICO E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: UMA PROPOSTA DE RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE - Pedagogical discourse in nowadays school: a proposal of teacher’s work reconfiguration

Autores

  • Letícia Ramalho Brittes leticia.brittes@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos
  • Silvia de Siqueira silviadsiqueira@gmail.com
    Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos http://orcid.org/0000-0003-4615-0947
  • Juliana Mezomo Cantarelli juliana.cantarelli@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência de Farroupilha

Palavras-chave:

Discurso pedagógico. Escola. Trabalho docente. Pedagogical discourse. Scholl. Teacher’s work.

Resumo

Este estudo objetiva investigar a produção do discurso pedagógico (DP) dos professores e seus efeitos sobre o trabalho em sala de aula com os estudantes. Entende-se que o trabalho docente constitui-se em um trabalho linguístico e de caráter eminentemente social. Portanto, torna- se pertinente problematizar as formas como o DP funciona em termos de dizeres institucionalizados sobre as coisas e de que maneira este discurso atravessa o sujeitos envolvidos no processo educativo. Concluiu-se que há a necessidade de produção de diferentes discursos pedagógicos para que o trabalho docente funcione discursivamente em prol de uma educação mais dialógica, democrática e socialmente significativa. 

 

This study aims at investigate the teachers pedagogical discourse (PD) production and their effects on teacher's work inside the classroom. It is concerned that the teacher's work is in itself a linguistic work and it deals with social aprroach. So, it is important questioning how the PD works as institutionalized speech about anything and how this discourse goes through the subjects involved in the educational process. It was concluded that there is a necessity of producting different pedagogical discourses in order to the teacher's work behaves discursively in favor to promote an education more dialogical, democratic and social meaningful. 

Biografia do Autor

Letícia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Silvia de Siqueira, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (IFFar)

Juliana Mezomo Cantarelli, Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência de Farroupilha

Graduada em Ciências Sociais- Licenciatura e Bacharelado. Mestra em Educação UFSM. Doutoranda em Educação UFPel. Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha. Vice- coordenadora do DELPHOS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educativas, Currículo e Trabalho Docente. 

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Publicado

2017-07-29

Como Citar

Brittes, L. R., Siqueira, S. de, & Cantarelli, J. M. (2017). O DISCURSO PEDAGÓGICO E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: UMA PROPOSTA DE RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE - Pedagogical discourse in nowadays school: a proposal of teacher’s work reconfiguration. Revista Diálogos, 5(1), 103–121. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5082

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres