Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2: descrição e breve análise do material didático

Autores

  • Adriana de Oliveira de Souza Sanchez Romão adrianaoromao@gmail.com
    Faculdade do Pantanal (FAPAN)

Palavras-chave:

Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2. Claudio Alves Benassi e Anderson Simão Duarte. Livro didático. Libras. Sequências didáticas para o ensino de libras como L2. Claudio Alves Benassi e Anderson Simão Duarte. Libro didático. Libras.

Resumo

a Língua Brasileira de Sinais (Libras) após seu reconhecimento pela Lei nº. 10.436/02 tornou-se alvo de muitas pesquisas. Apesar do crescimento de publicações acerca dos materiais didáticos referentes ao ensino, poucos foram desenvolvidos nos últimos anos. É nesse contexto, que esta pesquisa se insere. O procedimento técnico é de caráter descritivo-analítico. Para tanto, propomos uma descrição metodológica de sequências didáticas, bem como uma breve análise do material didático intitulado “Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2” (2016). Desse modo, temos como objetivo descrever resumidamente o modo como o material didático se organiza e analisar a sua relevância para o ensino-aprendizagem de Libras como L2. Ancoramo-nos na Lei Federal nº 10.436[1] de 24 de abril de 2002, que reconhece a Libras como língua e a regulamenta como disciplina, e ainda, dispõe a respeito da formação de profissionais da Libras; bem como em algumas literaturas, periódicos, e monografias de especialização e resumos publicados recentemente que discutem esse assunto. O resultado é uma descrição detalhada e uma breve análise do material em questão. Esperamos, com isso, não apenas colaborar para a preservação, geração e disseminação do conhecimento a respeito da Libras, mas, sobretudo, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem tanto para pessoas ouvintes quanto surdas.

La Lengua Brasileña de Señas (Libras) después de su reconocimiento por medio de la Ley n. 10.436/02 se convirtió en el objeto de mucha investigación. A pesar del crecimiento de las publicaciones al respecto, para los materiales de enseñanza, pocas pesquisas se han desarrollado en los últimos años. Esta investigación es de carácter descriptivo y analítico. Se propone una descripción y también un breve análisis del material educativo titulado "Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2" (2016), y tiene como objetivo describir el material didáctico mencionado anteriormente y analizar la pertinencia del material educativo para la enseñanza y el aprendizaje de la Libras como L2. Como fundamentación, presento un breve análisis de la legislación que reconoce la Libras como lengua y la reglamenta como asignatura y aún, dispone a respecto de la formación de los profesionales de la Libras. Aún, libros, artículos, monografías de especialización e resúmenes publicados recientemente. Como resultado presento una descripción detallada del material en cuestión y un breve análisis de lo mismo. Espero con esto, contribuir a la conservación, la generación y difusión de los conocimientos sobre la Libras.

 

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira de Souza Sanchez Romão, Faculdade do Pantanal (FAPAN)

Acadêmica do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação especial com ênfase em Libras. Faculdade do Pantanal (Fapan).

 

Referências

BENASSI, C. A. Arquitetônica visoespacial: poéticas na e da Escrita das línguas de sinais (ELiS) na estética da criação visossinalizada. Projeto de tese. Doutorado em Estudos de Linguagens. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, 2015

BENASSI, C. A. Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2: uma breve análise. Revista Falange Miúda. Saberes discentes: a Libras na formação docente. Disponível em http://www.falangemiuda.com.br/edicaoatual/. Consulta em 25 de jul. 2016.

BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S. Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2. Cuiabá: Claudio Alves Benassi, 2016.

BENASSI, C., PADILHA, S. FONOLOGIA DA LIBRAS: os parâmetros e a relação pares mínimos na Libras. Revista Diálogos, Cuiabá, V. 3, N. 2, 2016. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/revdia/article/view/3372/2369>. Acesso em: 17 Mai. 2016.

BRASIL. Lei n. 10.436. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm. Consulta em 26 de abr. 2016.

BRASIL. Decreto n. 5.626. regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Consulta em 26 de abr. 2016.

DUARTE, A. S.; BENASSI, C. A. Sujeito visual (surdo): um olhar contemporâneo. In.: Seminário de educação 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital. Cuiabá, 2015. Disponível em http://sistemas.ufmt.br/semiedu2015/site/. Consulta em 22 de abr. 2016.

LEITE, M. Formação de docentes de Libras para a educação infantil e séries iniciais: a Pedagogia bilíngue. Revista Falange Miúda. Saberes discentes: a Libras na formação docente. Disponível em http://www.falangemiuda.com.br/edicaoatual/. Consulta em 25 de jul. 2016.

PEREIRA, V. M.; BENASSI, C. A. Língua brasileira de sinais (Libras) no Mato Grosso: da regulamentação federal a implantação de ações em apoio a difusão da Libras. Monografia. Especialização em Educação especial com Ênfase em Libras. Cáceres: Faculdade do Pantanal, 2016.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SABANAI, L. N. A evolução da comunicação entre e com surdos no Brasil. Revista HELB. Ano 1, N. 1, 2007. [http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=92:a-evolucao-da-comunicacao-entre-e-com-surdos-no-brasil&Itemid=12]

TROCKZINSKI, V. L. O vídeo como metodologia de ensino. Revista Falange Miúda. Saberes discentes: a Libras na formação docente. Disponível em http://www.falangemiuda.com.br/edicaoatual/. Consulta em 25 de jul. 2016.

Downloads

Publicado

2017-04-22

Como Citar

Romão, A. de O. de S. S. (2017). Sequências didáticas para o ensino de Libras como L2: descrição e breve análise do material didático. Revista Diálogos, 4(2), 180–202. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/4641