Aprendizagem e comportamento social: uma análise diante dos conflitos inerentes a fase da adolescência.

Autores

  • Andressa Aparecida dos Santos dessaaap19@gmail.com
    UNIVAG
  • Renan Kuhne renankuhne@hotmail.com
    UNIVAG/FACIBRA
  • Thamiris Silva Nélio biothamiris@gmail.com
    UNIVAG/FACIBRA

Palavras-chave:

Adolescência. Conflitos. Aprendizagem e Psicopedagogia. Adolescence, conflicts, Learning and Educational Psychology

Resumo

Este estudo visa apontar dados e reflexões sobre os conflitos que os adolescentes enfrentam passando seu comportamento social pelo desenvolvimento na aprendizagem que repercutem diretamente no cotidiano escolar e assim auxiliar profissionais da educação e estudiosos para que conheçam a finco essa fase do desenvolvimento humano e saibam da necessidade de se dar a devida atenção aos adolescentes de hoje sempre buscando auxilio de meios mais precisos. Tivemos como base teórico-metodológica discussões da Psicopedagogia como eixo para compreensão dos dados no tocante às análises de objetos de estudo concernentes ao contexto educacional. Além da pesquisa bibliográfica foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento a entrevista com professores, demonstrando as suas opiniões a cerca do tema. Em estudo, também, estiveram reflexões de Libanêo (1994), Collins (2004) e Weiss (2004). 

This study aims to point data and reflections on conflicts that adolescents face through their social behavior by developing learning that directly affect the daily school and so assist education professionals and scholars to know the nail that stage of human development and know the need to give due attention to teens today always seeking help of more accurate means. We as a theoretical and methodological basis of discussions psychoeducation as an axis for understanding the data concerning the analysis of objects of study concerning the educational context. In addition to the literature field research was carried out using as a tool the interview with teachers, showing their opinions about the topic. In a study, too, they were reflections of Libâneo (1994), Collins (2004) and Weiss (2004). 


Biografia do Autor

Andressa Aparecida dos Santos, UNIVAG

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Várzea Grande.

Renan Kuhne, UNIVAG/FACIBRA

Graduado em Letras/Inglês ( Univag), Pós Graduação em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (Facibra) 

Thamiris Silva Nélio, UNIVAG/FACIBRA

Graduada em Ciencias Biologicas (Univag) e Pós Graduação em Psicopedagogia, Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Referências

BARONE, L. M. C.; BARRONE K. C. Avaliação psicopedagógica do adolescente. Petrópolis: Vozes, 2001.

CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001

COLLINS, G. R. Aconselhamento Cristão: edição século 21. São Paulo: Vida Nova, 2004.

GOTIZENS, C. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento. 2ª Edição, Porto Alegre, Editora Artmed, 2003.

LIBANÊO, J. C. Adeus Professor, adeus professora: novas exigências educacionais e docente. São Paulo: Cortez, 1994.

MORA, E. Psicopedagogia Infanto-adolescente - Puberdade e Adolescência. Editora: Grupo Cultural, 2001.

OLIVEIRA, V. B.; BOSSA, N. A. Avaliação Psicopedagógica do Adolescente. Petrópolis:Vozes,1998

PEGO, M. G. T. O atendimento psicopedagógico frente ao adolescente. 2005.

RUBINSTEIN, E. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. 1 ed. São Paulo: Casa da Editora, 2001.

SANTOS, K. F. R. Psicanálise e Psicopedagogia. Universidade Univale, 2009

SANTOS, L. C. dos; MARTURANO, E. M. Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicol. Reflex. Crit., 1999, vol.12, no.2, p.377-394.

WEISS, M. L. L. Pscopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro:DP & A, 2004.

Downloads

Publicado

2017-04-22

Como Citar

Santos, A. A. dos, Kuhne, R., & Nélio, T. S. (2017). Aprendizagem e comportamento social: uma análise diante dos conflitos inerentes a fase da adolescência. Revista Diálogos, 4(2), 138–157. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/4639