Configuração manual e alfabeto manual
Palavras-chave:
Configuração manual. Alfabeto manual. Língua Brasileira de Sinais. Configuración manual. Abecedário. Lengua Brasileña de Señas.Resumo
RESUMO: As Línguas de sinais compreendida como qualquer outra língua são constituídas sócio-historicamente, o que revela o jeito particular de um determinado grupo social se comunicar, como em qualquer Língua Oralizada. As Línguas de sinais por serem de modalidade visual-espacial, se utilizam do corpo e do espaço para comunicar. Nesse sentido, as formas como a mão se comporta durante a execução de um determinado sinal, é de extrema importância. Neste trabalho, pretendemos de forma panorâmica, porém intencionalmente didática apresentar as configurações manuais que são utilizadas para representar o alfabeto da Libras, bem como, as regras para o seu uso. Mostraremos também algumas amostragens de outras configurações manuais que são importantes para o aprendizado de Língua de sinais. Devido às razões de tempo e espaço, trataremos de forma abreviada os parâmetros das Línguas de sinais. Acreditamos que ao apresentar as configurações manuais, que já somam um total de 111, de acordo com as últimas pesquisas, estaremos contribuindo –para a divulgação do conhecimento acadêmico a respeito das Línguas de sinais, principalmente, com a Língua Brasileira de Sinais. RESUMEN: las Lenguas de Señas son creadas socio-historicamente, demonstrando así el modo peculiar de un determinado grupo social se comunicar, como en qualquer Lengua Oralisada. Las Lenguas de Señas por seren de modalidad visual-espacial, en otros términos, utilizan del cuerpo e del espacio para comunicar, las formas como la mano se comporta en el momento de la execución de una seña, es muy impotante. En este artículo temos el objetivo de presentar de forma didáctica las configuraciones manuales que son utilizadas para representar al abecedário, así como, las reglas para su uso. Aún, mostraremos otras configuraciones manuales que son importantes para el aprendizado de la Lengua de Señas. Exponeremos de forma sencilla y breve los parámetros das Lenguas de Señas. Creemos que al mostrar las configuraciones manuales que ya soman un total de 111 de acuerdo con las más recientes encestas, estaremos contriuyendo con la divulgación del conocimiento académico acerca de la Lengua Brasileña de Señas.Referências
DUARTE, A. S; BENASSI, C. A. Curso de língua brasileira de sinais: básico. Cuiabá: Claudio Alves Benassi, 2014.
DUARTE, A. S; LOPES, T. R. Múltiplas linguagens: língua brasileira de sinais. Cuiabá: UAB/EdUFMT, 2012.
FERREIRA, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2010.
QUADROS, R. M; KARNOPP L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.