Eu e o outro: constituição e aprendizagem, uma viagem interacionista e dialógica para a aprendizagem do sujeito visual

Autores

  • Sebastiana Almeida Souza tianaalmeida@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Aprendizagem. Sujeito Visual. Língua Portuguesa. Aprendizaje. Sujeto Visual. Lengua Portuguesa.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de implantar um projeto a ser desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, no Curso de Letras– Libras – Licenciatura, cujo objetivo é proporcionar, através do Laboratório de Aprendizagem Avançada (LAA), o aprendizado da leitura e escrita da Língua Portuguesa aos discentes visuais, assegurando-lhes condições de acesso, participação, permanência e progressão no processo de aprendizagem através do atendimento educacional especializado. Para tanto, buscaremos nos ancorar na teoria de linguagem enunciativo-discursivo de viés bakhtiniano e na teoria de aprendizagem Vygotskyana, ressaltando os conceitos de interação, enunciado concreto, dialogismo, alteridade e exotopia. RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo, implementar uno proyecto que será desarrollado en la Universidade Federal de Mato Grosso, en el Curso de Letras-Libras – Licenciatura, que tiene como objetivo proporcionar por medio del Laboratorio de Aprendizaje Avanzada (LAA), el aprendizaje de lectura y escrita de la Lengua Portuguesa a los académicos visuales, garantizándoles condiciones de acceso, participación, permanencia e progresión en el desarrollo del aprendizaje por medio del atendimiento educacional especializado. Para tanto, buscamos nos fundamentar en la teoría del lenguaje enunciativo y discursivo de Bakhtin y en la teoría del aprendizaje Vygotskyana, realzando los conceptos de interacción, enunciado concreto, dialogismo, alteridad y isotopía.

Biografia do Autor

Sebastiana Almeida Souza, UFMT

Professora da Coordenação do Curso de Letras-Libras. Mestre em Estudos de Linguagens. Universidade Federal de Mato. Grupos de pesquisa Relendo Bakhtin (REBAK) e REBAK SENTIDOS. Cuiabá/MT.

Referências

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Publicado

2017-04-12

Como Citar

Souza, S. A. (2017). Eu e o outro: constituição e aprendizagem, uma viagem interacionista e dialógica para a aprendizagem do sujeito visual. Revista Diálogos, 4(1), 105–119. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3900

Edição

Seção

Chamada temática