Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras

Autores

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT http://www.codimus.net
  • Anderson Simão Duarte anderson.uf.libras@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Além dos sentidos. Ensino de música para visossinalizantes. Glosario de señas de la área de la musical en Libras. Además de los sentidos. Enseño de música para visossinalizantes.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo divulgar a pesquisa de pós-graduação lato sensu em Língua brasileira de sinais e o glossário Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras que dela se originou. A pesquisa está dividida em dois momentos, o primeiro, quantitativo, e o segundo, configurado como ação. Na primeira fase, entendemos que a aprendizagem e fruição da música por sujeitos visuais é possível e real, desde que mediada pela Libras; na segunda, propusemos uma ação que culminou com a elaboração de um glossário de sinais da área da música em Libras. O glossário foi lançado como livro eletrônico (e-book) e está sendo utilizado como material didático no ensino de Libras na disciplina de Libras do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo difundir la pesquisa de post-grado en la Lengua brasileña de señas y el glosario Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras que de ella se originó. La investigación ocurrió en dos fases, la primera de carácter bibliográfico y la segunda se configuró como una acción. En la primera fase, entendemos que el aprendizaje y la fruición de la música por visuales es posible y real, desde que sea mediado por la Libras, en la segunda, propusimos una acción que culminó con la elaboración de un glosario de señas de la área de la música en Libras. El glosario fue publicado como un libro electrónico (e-book) y está siendo utilizado como material didáctico en el enseño en Libras en la disciplina de Libras del curso Licenciatura en Música de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

BARROS, M. E. Apresentação. In.: BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S. Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Cuiabá: Claudio Alves Benassi, 2015.

BENASSI, C. A. Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Comunicação oral. VIII Semana de Letras e VI Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura. Universidade Estadual de Mato Grosso. Cáceres, 2015.

BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S. Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Cuiabá: Claudio Alves Benassi, 2015.

BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, 25 abr. 2002.

FINK, R. Surdez e Música: será este um paradoxo? In. Anais do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina, 2007.

FINK, R. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectivas para a ação pedagógica inclusiva. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009.

GLENNIE, E.!Evelyn Glennie. How to truly listen. Tradução de Durval

Castro e revisão de Felipe Hickmann Disponível em: http://www.ted.com/talks/lang/en/evelyn_glennie_shows_how_to_list en.html. 26 de setembro de 2013.

HAGUIARA-CERVELLINI, N. A musicalidade do surdo: representação e estigma. São Paulo: Plexus , 2003.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Como Citar

Benassi, C. A., & Duarte, A. S. (2017). Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Revista Diálogos, 4(1), 09–25. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3895

Edição

Seção

Chamada temática