Processos interativos entre professora ouvinte e estudantes visuais em aula de língua inglesa: primeiras aprendizagens
Palavras-chave:
Ensino de inglês. Formação de professores. Sujeito visual.Resumo
RESUMO: Este trabalho visa apresentar as primeiras impressões de uma estudante de graduação que atuou como professora de inglês no Projeto Piloto “Ensino de Inglês para o Acadêmico Surdo”. Por ser uma turma de acadêmicos ouvintes e visuais3, destacam-se no relato da estudante/professora os processos interativos entre os participantes durante as aulas. Esse Projeto insere o estudante de graduação e futuro professor em experiências de ensinar que são para ele, também, momentos de aprendizagem. Este estudo pretende contribuir para formação de professores de inglês para estudantes visuais. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de inglês. Formação de professores. Sujeito visual. ABSTRACT: This article focuses on an English as a Foreign Language Course that was offered by an undergratuate hearing teacher for undergraduate deaf and hard of hearing students, all of them Brazilian, in a Pilot Project for student teaching practice in a Brazilian university. This study discusses the teacher ́s point of view regarding the interactions that took place in the classroom, and points out how the teacher managed language use considering the use of Brazilian Sign Language (Libras), Portuguese and English during the class. We found that in the teacher ́s opinion, visual materials and resources in English are essencial for the teaching of an oral language in its written modality and that the use of Libras by the hearing teacher enhances deaf students ́motivation to interact with one another in the class and promotes language learning. KEY-WORDS: English. Brazilian deaf sudents.Teacher formation.Referências
BAKHTIN, Mikhail (1929). Marxismo e Filosofia da Linguagem.11º ed..São Paulo: Ed. Hutcitec, 2004.
BAKHTIN, Mikhail (1953). O Problema do Texto na Linguística, na Filologia e em outras Ciências Humanas. Estética da Criação Verbal.(1979) 6º ed..São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2011.
BOTELHO,Paula. Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá
outras providências.
BRITO, Rejane C. de Carvalho. Representações do Professor de Língua Inglesa no ensino inclusivo dos alunos surdos. 2010. Dissertação de Mestrado (Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BROCHADO, Sônia Maria Dechandt Brochado. A apropriação da escrita por crianças surdas. In: Estudos Surdos I. Petrópolis-RJ: Arara Azul, 2006.
BROWN, Douglas H. Principles of Language Learning and Teaching. 5ed. , New York, USA: Longman/Pearson, 2006.
DUARTE, A., BENASSI, C., PADILHA, S.. SUJEITOS OUVINTE E VISUAL: Da oralidade a visualidade. Revista Diálogos, Cuiabá, 3, fev. 2016. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/revdia/article/view/3371>. Acesso em: 24 Mar. 2016.
FESTA, Priscila S. & GONÇALVES, Humberto B. Metodologia do Professor no Ensino de alunos Surdos. Ensaios Pedagógicos, ISSN 2175-1773, Dez. 2013.
GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. São Paulo, SP: Plexus, 2007.
LANE, H. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Tradução de Cristina Reis. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
LOPES, José Carlos B.. Leitura em inglês com surdos: possibilidades.- 2009. Dissertação de Mestrado ( Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
MACHADO, R.R.. Língua Brasileira de Sinais: Libras. Ponta Grossa: UAB/NUTEAD, 2011.
SCHNEUWLY, B. (1994) Gêneros e Tipos de Discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In R. H. R. Rojo & G. S. Cordeiro. Gêneros Orais e escritos na escola.Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39.
SILVA, Claudney M. de O. . O surdo na escola inclusiva aprendendo uma língua estrangeira (inglês): um desafio para professores e alunos. - 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Brasília, Brasília – DF, 2005.
SOUSA, Aline N. Reflexões sobre as práticas de ensino de uma professora de inglês para surdos: a Língua de Sinais Brasileira como mediadora do processo de ensino-aprendizagem. RBLA, Belo Horizonte, v.14, n.4, p.1015-1044, 2014.
QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3º ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1934 – 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.