FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: Rumos atuais

Autores

  • Eliane LEÃO elianewi2001@gmail.com
    UFG

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino criativo de música. Pesquisa em Musica.

Resumo

RESUMO: O estado da pesquisa em música e do ensino/aprendizagem são discutidos para promover a indicação dos rumos atuais para a educação musical. Uma Matrix sugere ações: 1 – Há que se apropriar dos resultados de pesquisas para inovações na área; 2 – A criatividade é um recurso pedagógico que leva à indissociabilidade entre o educador musical criativo e a aprendizagem criativa; 3- O reconhecimento da relação entre a aprendizagem e os mecanismos da memória é imprescindível; e 4 – Deve-se consolidar a vivência musical como recurso pedagógico em todas as disciplinas do currículo, dados os processos criativos a serem adotados. ABSTRACT: The state of research in music, teaching / learning are discussed to promote the indication of the current directions for music education. A Matrix suggests actions: 1 - We must take ownership of research results to innovations in the area; 2 - Creativity is an educational resource that leads to a strong association of the creative music educator and creative learning; 3- The recognition of the relationship between learning and memory mechanisms is essential; and 4 – We should consolidate the musical experience as a teaching tool in all subjects in the curriculum, given the creative processes to be adopted .

Biografia do Autor

Eliane LEÃO, UFG

Professora Doutora

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

LEÃO, E. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: Rumos atuais. Revista Diálogos, 3(2), 08–26. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3386

Edição

Seção

Caderno Música, Arte e Cultura