EVOCAÇÕES SOBRE LEITURA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE

Autores

  • Renan KUHNE renankuhne@hotmail.com
    Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG
  • Simone Sanches Vicente de MORAES sanches.simone@gmail.com
    Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG

Palavras-chave:

Leitura. Representações Sociais. Ensino Médio.

Resumo

RESUMO: Este estudo visa apontar dados e reflexões sobre as representações sociais acerca das atividades de leitura dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Várzea Grande – MT. E, mais especificamente, investigar os sentidos de leitura produzidos. Tivemos como base teórico-metodológica discussões das representações sociais como eixo para compreensão dos dados no tocante às análises de objetos de estudo concernentes ao contexto educacional. Utilizamos a técnica de Associação Livre de Palavras e o processamento do corpus ocorreu por meio do software EVOC na coleta de dados. Em estudo, também, estiveram reflexões sobre leitura Bakhtin (1952-53/1979, 2003), (ROJO, 2004, 2009) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Nesse sentido, compreendemos a leitura numa visão responsiva e ativa. A observação dos dados enfatizou que o ato de ler advindo do contexto escolar, evocado para o tema leitura, está centralmente sintetizado pela imagem do livro, este, também, está vinculado à ideia de aprendizagem e conhecimento. ABSTRACT: This study aims to point data and reflections of the social representations about the reading activities of high school students from a public school in Várzea Grande - MT. And more specifically, investigate the meaning of the produced reading. We had as theoretical and methodological base discussions of social representations as an axis to understand the data with regard to the analysis of study objects related to the educational context. We use the technique of Free Association of Words and the corpus processing occurred through the EVOC software in data collection. In study, also, were reflections on Bakhtin reading (1952-53 / 1979, 2003), (ROJO, 2004, 2009) and the National Curriculum Guidelines for High School (OCEM, 2006).In this sense, we understand reading in a responsive and active vision. The data observation emphasized that the act of reading coming from the school context, referred to the theme of reading, it is centrally synthesized by the picture of the book, this one is linked to the idea of learning and knowledge.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

KUHNE, R., & MORAES, S. S. V. de. (2016). EVOCAÇÕES SOBRE LEITURA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE. Revista Diálogos, 3(2), 64–78. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3370

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários