EVOCAÇÕES SOBRE LEITURA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE
Palavras-chave:
Leitura. Representações Sociais. Ensino Médio.Resumo
RESUMO: Este estudo visa apontar dados e reflexões sobre as representações sociais acerca das atividades de leitura dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Várzea Grande – MT. E, mais especificamente, investigar os sentidos de leitura produzidos. Tivemos como base teórico-metodológica discussões das representações sociais como eixo para compreensão dos dados no tocante às análises de objetos de estudo concernentes ao contexto educacional. Utilizamos a técnica de Associação Livre de Palavras e o processamento do corpus ocorreu por meio do software EVOC na coleta de dados. Em estudo, também, estiveram reflexões sobre leitura Bakhtin (1952-53/1979, 2003), (ROJO, 2004, 2009) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Nesse sentido, compreendemos a leitura numa visão responsiva e ativa. A observação dos dados enfatizou que o ato de ler advindo do contexto escolar, evocado para o tema leitura, está centralmente sintetizado pela imagem do livro, este, também, está vinculado à ideia de aprendizagem e conhecimento. ABSTRACT: This study aims to point data and reflections of the social representations about the reading activities of high school students from a public school in Várzea Grande - MT. And more specifically, investigate the meaning of the produced reading. We had as theoretical and methodological base discussions of social representations as an axis to understand the data with regard to the analysis of study objects related to the educational context. We use the technique of Free Association of Words and the corpus processing occurred through the EVOC software in data collection. In study, also, were reflections on Bakhtin reading (1952-53 / 1979, 2003), (ROJO, 2004, 2009) and the National Curriculum Guidelines for High School (OCEM, 2006).In this sense, we understand reading in a responsive and active vision. The data observation emphasized that the act of reading coming from the school context, referred to the theme of reading, it is centrally synthesized by the picture of the book, this one is linked to the idea of learning and knowledge.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.