A IN/EXCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES CEGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA

Autores

  • Márcia Rosa ULIANA marcia.rosa@unir.br
    Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Gerson de Souza MÓL gmol@unb.br
    Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Professores. Estudantes Cegos.

Resumo

RESUMO: Este estudo teve por objetivo investigar o fazer pedagógicos de professores de Matemática, Física e Química com estudantes cegos do Ensino Médio. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa e os dados foram produzidos/coletados por intermédio de entrevista que foi realizada com quatro professores de estudantes cegos: sendo dois que ministram a disciplina de Matemática e dois as de Física e Química. Ficou evidente que os professores investigados não tiveram formação visando o fazer pedagógico com estudantes cegos e não estão conseguindo promover um ensino que de possibilidades desses estudantes participar ativamente do processo de aprendizagem dos referidos componentes curriculares. ABSTRACT: This study aimed to investigate the teaching of mathematics teachers do, Physics and Chemistry with blind high school students . The methodological approach used was the qualitative and the data were produced / collected through an interview that was conducted with four teachers of blind students : including two who teach the discipline of Mathematics and two of the Physics and Chemistry. It was evident that the teachers investigated have not had training aimed at teaching do with blind students and are failing to promote an education that possibilities of those students actively participate in the learning process of these curriculum components .

Biografia do Autor

Márcia Rosa ULIANA, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora Doutora

Gerson de Souza MÓL, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Doutor. Orientador.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

ULIANA, M. R., & MÓL, G. de S. (2016). A IN/EXCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES CEGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA. Revista Diálogos, 3(2), 135–153. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3355

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres