UM MAPA MÚNDI-MEDIEVAL E A IMAGEM DIALÉTICA
Palavras-chave:
Mapa-múndi. Deslocamento. Imagem dialética.Resumo
RESUMO: Pretendo com este artigo, examinar uma imagem do mapa-múndi apresentada pelo Beato de Liébana no códice Commentarium in Apocalipsin, escrito no séc. XI, sob encomenda dos reis espanhóis, Fernando I e D. Sancha, que reinaram entre os anos de 1037 a 1065. Esta análise será feita em correlação com o que postula Omar Calabrese (1987) a respeito do deslocamento, e ainda no que diz respeito à imagem dialética defendida por Didi- Huberman (2010). Neste trabalho, apresento um pequeno recorte do meu trabalho de doutoramento que está sendo realizado no âmbito da história medieval, para isso, apresento apenas as imagens relativas ao mapa-múndi, que estão dispostas em fólio duplo, no documento analisado. RESUMÉN: Pretendo con este artículo, examinar una imagen del mapa del mundo presentado por Beato de Liébana en el Commentarium in Apocalipsin, escrito en el siglo XI, ordenado por el reyes españoles Fernando I y Sancha, que gobernó entre los años 1037 y 1065. Este análisis se hará en correlación con los postulados de Omar Calabrese (1987) sobre el desplazamiento y aún con respecto a la dialéctica de la imagen por Didi-Huberman (2010). En este trabajo presento un pequeño corte de mi trabajo doctoral que lleva a cabo en el contexto de la historia medieval, de que doy sólo las imágenes en el mapa del mundo, que son dispuestas en doble folio, en el documento analizado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.