O FILÓSOFO (THE PHILOSOPHER)
Palavras-chave:
Filósofo. Bakhtin. Linguística.Resumo
O fato de declarar-se "filósofo" nega explicitamente a redução recorrente de Mikhail Bakhtin a crítico da literatura. Para Bakhtin, a sua pesquisa não recai nem na linguística, nem na filologia, nem na crítica literária, e muito menos na semiótica, mas, atravessando as fronteiras dessas disciplinas e estabelecendo uma relação dialógica entre elas, caracteriza-se, propriamente, como "filosófica". Daí a importância de seu primeiro texto, escrito entre 1920 e 1924, no qual o ponto de partida é claramente filosófico, ou seja, o de uma "filosofia do ato responsável".Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.