CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO INCLUSIVO EM LETRAS-LIBRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Palavras-chave:
LIBRAS. Inclusão. Formação docente.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um olhar acerca da experiência inclusiva no curso de Letras-LIBRAS (UFMT campus Cuiabá), no qual estudam surdos e ouvintes. A heterogeneidade da turma e a convivência têm revelado discursos dominantes, atitudes, resistências, interação e alguns silenciamentos. A metodologia utilizada é a observação participante, com anotações de exemplos e recortes de situações, analisados com base discursiva. Trata-se se um processo, porém as análises parciais apontam no sentido da valorização da pessoa surda, e uma proposta de inclusão em construção. The aim of this paper is to present a view on the experience of inclusion in the Libras undegraduate program at UFMT (campus Cuiabá), where deafs and hearings study together. The heterogeneity of the class and their living together has brought up domineering discourses, attitudes, resistance, interaction and some silences. The methodology herein used is participatory observation, by taking note of examples and episodes, analyzed in regard to discourse. That is a process, but these partial analyses point towards the valuing of the deaf and a proposal of inclusion that's being built.Referências
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