ANÁLISE DA ESCRITA DO SURDO NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sebastiana Almeida Souza tianaalmeida@gmail.com
    UFMT
  • Silnea G. Almeida ASSUNÇÃO andril-drika@hotmail.com
    Instituto Associação Pestalozzi. Várzea Grande.

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Surdez.

Resumo

A alfabetização do aluno com surdez vem sendo abordada a partir de diferentes perspectivas, dentre elas a efetivação dos seus direitos, o exercício da cidadania, principalmente a partir da valorização da língua de sinais como língua materna, e a Língua Portuguesa como segunda língua. As discussões acerca desse processo vêm crescendo no mundo e, consequentemente, surgem os desafios no processo de aprendizagem. Neste estudo, investigamos como se dá o processo da escrita do aluno surdo e suas possibilidades de compreensão. Para tanto, analisamos alguns exemplos de atividades desenvolvidas em sala de aula, que nos fazem entender como se dá a interpretação do aluno surdo e sua significação. Para entendermos como se dá a decodificação das informações no cognitivo do surdo, também buscamos nos amparar em teóricos que tratam da alfabetização e surdez, e para complementar o entendimento da construção do conhecimento, baseada na interação, sustentaremos nossa análise nos teóricos Bakhtin e Vygotsky. The literacy of students with deafness has been approached from different perspectives, among them the achievement of their rights, the exercise of citizenship, mainly from the appreciation of sign language as their mother tongue, and the Portuguese language as a second language . Discussions about this process have been growing in the world and, consequently, challenges arise in the learning process. In this study, we investigated how is the writing process of deaf students and their understanding of the possibilities of meanings a word can assume. Therefore, we analyzed some examples of activities in the classroom, which make us understand how the interpretation of deaf students and their significance are built. In order, to understand how does the decoding of information happens in deaf cognitive field, we also seek support on the theoreticals dealing with literacy and deafness, and to complement the understanding of the construction of knowledge, based on interaction, we will maintain our analysis on Bakhtin and Vygotsky theorists.

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Souza, S. A., & ASSUNÇÃO S. G. A. (2015). ANÁLISE DA ESCRITA DO SURDO NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Diálogos, 3(1), 153–165. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2941

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários