REVISITANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: Por uma abordagem multilíngue

Autores

  • Betsemens Betsemens Barbosa de Souza MARCELINO betty_bsdreamer@hotmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Formação de professor. Língua Inglesa. Perspectiva multilíngue.

Resumo

Este trabalho argumenta a necessidade de mudanças de pensamento no que tange à maneira como o futuro docente deva ser orientado a lidar com situações de ensino-aprendizagem. É sugerida a inclusão de discussões na formação acadêmica que revejam o conceito de língua e cultura (Cox; Assis- Peterson 2007, 2013), bem como também insiram os conceitos de repertório linguístico (Blommaert; Backus 2012), comunidades imaginadas e investimento (Norton; Kanno 2003, 2011). Serão apresentadas as características embasam uma abordagem multilíngue de ensino (Dufva e todos. 2011), utilizando-se de exemplos práticos que mostrem resultados que podem ser obtidos em uma perspectiva multilíngue. This paper discuss the need of thought change about the way future teachers must be guide in order to deal with some specific learning/teaching situations. It is suggested the insertion of academicals discussions that review the conception of language and culture (Cox; Assis-Peterson 2007, 2013), also that brings up conceptions such as linguistic repertoire (Blommaert; Backus 2012), imagined communities and investment (Norton; Kanno 2003, 2011). It will be presented the characteristics that must base a multilingual teaching approach (Dufva e todos. 2011), using practical examples that show the different results might be obtained in a multilingual perspective, in opposition to a monological one.

Publicado

2015-08-18

Como Citar

MARCELINO, B. B. B. de S. (2015). REVISITANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: Por uma abordagem multilíngue. Revista Diálogos, 3(1), 140–153. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2940

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários