A INCLUSÃO DA LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIBRAS

Autores

  • Lelyane Santos Silva lelyane-s.silva@hotmail.com
    FAPAN
  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.nt
    UFMT

Palavras-chave:

Ensino de Libras. Legislação. Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular em cursos superiores e suas implicações na formação de professores na área. Essa inclusão foi estabelecida em lei, pelo Decreto n° 5.626 de 2005, com obrigatoriedade especialmente nos cursos de licenciaturas e fonoaudiologia. Como dispõe o próprio Decreto, a introdução dessa disciplina no currículo do ensino superior implica também a inclusão de formação de professores na área. Ao refletir sobre tema, as seguintes inquietações foram levantadas: Os professores de Libras têm acesso a uma boa formação? As propostas de ensino didático-pedagógicas são adequadas de maneira a possibilitar e garantir o acesso aos conhecimentos no contexto de sala de aula para alunos surdos? Postas estas questões, este artigo pretende contribuir com a área de educação, de modo geral, e, especificamente, com a área de ensino de LIBRAS.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, UFMT

professor orientador

Referências

ALBRES, N. A. Saberes docentes: a problemática da formação de professores de língua de sinais. In: ___. Libras em estudo: Ensino Aprendizagem. São Paulo: FENEIS, 2012. Disponível: <http://www.socepel.com.br/_arquivos/apostilas_LIBRAS/ALBRES_2012% 20_LIBRAS_ens_apr.pdf#page=57>. Acesso em: 20 set. 2014.

ALBRES, N. A. História da Língua Brasileira de Sinais em Campo Grande – MS. Petrópolis: Editora Arara Azul Ltda. Disponível em: <http://www.editora- arara-azul.com.br/pdf/artigo15.pdf>. Acesso em: 27 set. 2014.

MANTOAN, M. T. E; PRIETO, R. G. In: ARANTES, V. A. (org.). Inclusão Escolar: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 27 set. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 27 set. 2014.

BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 27 set. 2014.

BENASSI, C. A. Configuração manual e alfabeto manual de Machado e Benassi 2014: a primeira monografia de pós- graduação lato senso do Brasil em ELiS. Palestra proferida no 2o Encontro de Estudos Linguísticos e de Letramento, 2o EGELL, Cuiabá: UFMT, 2014.

DUARTE, A. S.; BENASSI, C. A. Curso de língua brasileira de sinais: básico. Cuiabá: CLAUDIO ALVES BENASSI, 2014.

MARTINS, L. M. B. Vigotsky: A inclusão e a educação bilíngue dos surdos. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anai s/2009/347.pdf. Acesso em: 25 set. 2014.

MARTINS, V. R. de O. O acontecimento do ensino de Libras: diferenças e resistências. Disponível em: <http://www.socepel.com.br/_arquivos/apostilas_LIBRAS/ALBRES_2012% 20_LIBRAS_ens_apr.pdf#page=57>. Acesso em: 20 set. 2014.

SILVEIRA, C. H. O ensino de libras em escolas gaúchas para surdos: um estudo de currículos. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/12>. Acesso em: 25 set. 2014

SOUZA, S. X. Intérprete da Língua Brasileira de Sinais em sala de aula. UNIASSELVI. Indaial: 2011.

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Silva, L. S., & Benassi, C. A. (2014). A INCLUSÃO DA LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIBRAS. Revista Diálogos, 2(2), 84–98. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2880

Edição

Seção

Caderno Monografias