A CONTRIBUIÇÃO DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Intelectual e surdez

Autores

  • Sebastiana Almeida Souza tianaalmeida@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Deficiência. Zona de Desenvolvimento Proximal. Aprendizagem.

Resumo

A inclusão dos alunos com deficiência na escola regular vem sendo abordada a partir de diferentes perspectivas, dentre elas a efetivação dos seus direitos, o exercício da cidadania, a exposição da língua de sinais ou ao português e a modalidade de ensino. As discussões acerca desse processo vem crescendo a nível mundial e, consequentemente o processo de aprendizagem. Neste estudo investigamos as possibilidades da aprendizagem de alunos com deficiência: intelectual e auditiva, através da Zona de Desenvolvimento Proximal, tendo como aporte teórico Vygotsky e Bakhtin. Para tanto, exemplificamos práticas de sala de aula que demonstram as possibilidades de aprendizagem baseadas na interação, em que o conhecimento é construído de forma dialógica.

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Souza, S. A. (2014). A CONTRIBUIÇÃO DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Intelectual e surdez. Revista Diálogos, 2(2), 54–65. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2878

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres