A CONTRIBUIÇÃO DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Intelectual e surdez
Palavras-chave:
Deficiência. Zona de Desenvolvimento Proximal. Aprendizagem.Resumo
A inclusão dos alunos com deficiência na escola regular vem sendo abordada a partir de diferentes perspectivas, dentre elas a efetivação dos seus direitos, o exercício da cidadania, a exposição da língua de sinais ou ao português e a modalidade de ensino. As discussões acerca desse processo vem crescendo a nível mundial e, consequentemente o processo de aprendizagem. Neste estudo investigamos as possibilidades da aprendizagem de alunos com deficiência: intelectual e auditiva, através da Zona de Desenvolvimento Proximal, tendo como aporte teórico Vygotsky e Bakhtin. Para tanto, exemplificamos práticas de sala de aula que demonstram as possibilidades de aprendizagem baseadas na interação, em que o conhecimento é construído de forma dialógica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.