LINGUAGEM E INTERAÇÃO A formação do conceito na ordenação da realidade

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira adilson.oliveira@jna.ifmt.edu.br
    IFMT

Palavras-chave:

Conceitos. Interação. Desenvolvimento Linguístico.

Resumo

Este trabalho buscou discutir os processos que envolvem a formação de conceitos e suas relações com a aprendizagem formal da língua materna. Baseou-se nas reflexões teóricas sobre as variações de códigos linguísticos e o desempenho cognitivo do educando. Procurou-se destacar a importância da escola e da família no desenvolvimento linguístico do aluno, no que se refere às competências comunicativas buscando apresentar o papel da interação social nesse processo, com ênfase na prática da formação de conceitos, desde o início do desenvolvimento linguístico até a formação de um aluno com pensamento crítico, para que este possa estar preparado em lidar com mostras linguísticas e códigos provenientes das diferentes estruturas sociais.

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Oliveira, A. V. de. (2014). LINGUAGEM E INTERAÇÃO A formação do conceito na ordenação da realidade. Revista Diálogos, 2(2), 32–44. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2876

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários