OCARINAS E FLAUTAS DOCES Uma história concisa

Autores

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT
  • Roberto Pinto Victorio sextantemt@hotmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

ocarina. flauta doce. história.

Resumo

A necessidade do ser humano de se comunicar fez surgir a linguagem e com ela nasceu a busca pela representação do profano e do divino por meio de sons que se manifestavam na natureza. Tal busca levou o homem primitivo a desenvolver os instrumentos musicais. Por exemplo, registros históricos apontam que os mais antigos já faziam uso do bisel para produzir sons. Com o passar dos tempos, os instrumentos evoluíram e tornaram-se mais completos, configurando-se nos dias atuais como uma possibilidade de prática musical nas escolas. Expor de forma concisa essa história, é o objetivo deste artigo, que trata-se de uma pesquisa bibliográfica.

Referências

BENASSI, C. A. A difusão da flauta doce por meio do ensino e as implicações de seu uso indiscriminado. In: Niterói 1o Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades, 2012, Niterói. Anais. Niterói: UFF, 2012.

BENASSI, C. A. Ocarina: d’um outro tipo de flauta de bisel que também se fala. Disponível em http://www.webartigos.com/_resources/files/_modules/article/article_1100 11_20130701161811067f.pdf. Consulta em 13 de out. de 2013

BENASSI, C. A. A flauta doce hoje: a história do percurso desse instrumento na música contemporânea. Revista Historia.com. Ano I, no I, 2013.

HAUWE, W. van. The modern recorder player. vol 1. London: Schott music LTD, 1984.

LIGGINS, D; LIGGINS C. The ocarina: a pictorial history. Northamptonshire: Ocarina Workhop, 2003.

LOUREIRO, A. M. A. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus. 2003.

O’KELLY, E. The recorder today. New York: Cambridge University Press. 1990.

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Benassi, C. A., & Victorio, R. P. (2014). OCARINAS E FLAUTAS DOCES Uma história concisa. Revista Diálogos, 2(2), 09–21. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2874

Edição

Seção

Caderno Música, Arte e Cultura