A BASE DO CÁLCULO MATEMÁTICO NA SUSTENTAÇÃO DA FÍSICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Marlene Domingos Queiroz da Silva madoquesil@bol.com.br
    Seduc e UFMT
  • Denilton Carlos Gaio madoquesil@bol.com.br
    UFMT
  • Derli Cléria da Silva Cezar mardoquesil@bol.com.br
    UFMT

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação. Ensino de Física.

Resumo

A escolha desse tema teve como finalidade compreender o processo interdisciplinar entre os saberes abordados no Ensino de Física através do diálogo, utilizando a Matemática como sustentação desse saber respondendo os porquês e dando significado à aprendizagem, uma vez que não se concebe no espaço escolar a prática excludente das disciplinas e sim a interação entre elas. O Mundo Contemporâneo visa à integralidade do ser, dos saberes e não mais aos equívocos que descaracterizam a aprendizagem significativa. Neste trabalho, indica-se sugestões sobre o cálculo matemático como sustentação da Física numa perspectiva interdisciplinar, objetivando desconstruir conceitos e posturas para poder formar um cidadão pleno que percebe o mundo através das lentes do conhecimento com significados e significantes.

Biografia do Autor

Marlene Domingos Queiroz da Silva, Seduc e UFMT

Professora da rede municipal e estadual

Denilton Carlos Gaio, UFMT

Professor doutor. Orientador.

Derli Cléria da Silva Cezar, UFMT

Professora mestra. Orientadora.

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Publicado

2014-07-10

Como Citar

Silva, M. D. Q. da, Gaio, D. C., & Cezar, D. C. da S. (2014). A BASE DO CÁLCULO MATEMÁTICO NA SUSTENTAÇÃO DA FÍSICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. Revista Diálogos, 2(1), 139–150. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2770

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres