A BASE DO CÁLCULO MATEMÁTICO NA SUSTENTAÇÃO DA FÍSICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Marlene Domingos Queiroz da Silva madoquesil@bol.com.br
    Seduc e UFMT
  • Denilton Carlos Gaio madoquesil@bol.com.br
    UFMT
  • Derli Cléria da Silva Cezar mardoquesil@bol.com.br
    UFMT

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação. Ensino de Física.

Resumo

A escolha desse tema teve como finalidade compreender o processo interdisciplinar entre os saberes abordados no Ensino de Física através do diálogo, utilizando a Matemática como sustentação desse saber respondendo os porquês e dando significado à aprendizagem, uma vez que não se concebe no espaço escolar a prática excludente das disciplinas e sim a interação entre elas. O Mundo Contemporâneo visa à integralidade do ser, dos saberes e não mais aos equívocos que descaracterizam a aprendizagem significativa. Neste trabalho, indica-se sugestões sobre o cálculo matemático como sustentação da Física numa perspectiva interdisciplinar, objetivando desconstruir conceitos e posturas para poder formar um cidadão pleno que percebe o mundo através das lentes do conhecimento com significados e significantes.

Biografia do Autor

  • Marlene Domingos Queiroz da Silva, Seduc e UFMT
    Professora da rede municipal e estadual
  • Denilton Carlos Gaio, UFMT
    Professor doutor. Orientador.
  • Derli Cléria da Silva Cezar, UFMT
    Professora mestra. Orientadora.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres

Como Citar

A BASE DO CÁLCULO MATEMÁTICO NA SUSTENTAÇÃO DA FÍSICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. (2014). Revista Diálogos, 2(1), 139-150. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2770