APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTO A DISTÂNCIA Mediação tecnológica e interação em tempo real

Autores

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT
  • Roberto Pinto Victorio sextantemt@hotmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

EaD. Flauta doce. Videoconferência.

Resumo

Este trabalho visa explicitar os resultados parciais de um trabalho de ensino de instrumento a distância, realizado por seu autor em parceria com a professora doutora de flauta doce Renata Pereira. Contextualiza a educação aberta e a distância, as características do público que a procura e ainda os deveres das partes envolvidas para que este tipo de interação venha a surtir efeitos positivos. As aulas acontecem via Skype, sendo que, obrigatoriamente, um encontro por semestre é presencial. O material e a metodologia utilizados são o Suzuki, tanto nos suportes impressos quanto nos de áudio.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, UFMT

Professor do dpto de letras

Roberto Pinto Victorio, UFMT

Professor do dpto de artes professor orientador

Referências

BENASSI, C. A. Ensino de música por meio da flauta doce: o instrumento usado como recurso facilitador. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO-SEMIEDU, 20., 2012, Cuiabá. Das crianças nas instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas. Cuiabá: EduFMT. 2012, p. 01-10.

BRASIL. Lei no 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v.145, n. 159, 19 ago. 2008. Seção 1, p.01

CENSO EAD.BR. Associação Brasileira de Educação a Distância. (Org.) São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2010.

CENSO EAD.BR. Associação Brasileira de Educação a Distância. (Org.) São Paulo : relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2011. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012..

CUERVO, L. Música contemporânea para flauta doce: um diálogo entre educação musical, composição e interpretação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 18., 2008, Salvador. Anais do XVIII da ANPPOM. Salvador: UFBA. p. 227-230.

GONZÁLEZ REY, F. Comunicación, personalidad y desarollo. Havana: Pueblo y Educación, 1995.

HAUWE, W. van. The modern recorder player. Vol 1. London: Schott music LTD. 1984.

MACHADO, D. D. A visão dos professores de música sobre as competências docentes necessárias para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio. Revista da ABEM, Porto Alegre: Abem, p. 37-45, 2004.

MAIA, C; MATTAR, J. ABC da EaD. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MORAN, J. M. O que é educação à distância. Disponível em

http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acessado em 10 de abril de 2013. PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

PRETTI, O. (Org.). Educação a distância: sobre discursos e práticas. Brasília: Líber Livro, 2005.

RIBEIRO, P. B. O outro extremo do uso da linguagem: efeitos representacionais na EaD. In. Ead em tela: docência, ensino e ferramentas digitais. Campinas: Pontes Editores, 2013.

SANCHEZ, F. (Coord.). Anuário Brasileira Estatístico de Educação Aberta e a Distância. 4. Ed. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.

TAFNER, E. P; TOMELIN, J. F; SIEGEL, N. Educação à distância e métodos de autoaprendizado. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Benassi, C. A., & Victorio, R. P. (2014). APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTO A DISTÂNCIA Mediação tecnológica e interação em tempo real. Revista Diálogos, 2(1), 58–72. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2763

Edição

Seção

Caderno Música, Arte e Cultura