MÚSICA E LINGUAGEM Da teoria dos afetos aos novos olhares através das “lentes conceituais bakhtinianas”

Autores

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT
  • Roberto Pinto Victorio sextantemt@hotmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Criação musical. Estética da música. Enunciado e diálogo.

Resumo

Buscamos uma possível aproximação dos conceitos de enunciado e diálogo com a música. Nossos objetivos giram em torno da possível aplicabilidade destes na criação musical. Após a leitura da bibliografia pertinente, verificamos que é possível olhar a criação musical e entendê-la como sendo um processo dialógico, onde o criador percebe o mundo, se inquieta com ele e, por meio de um diálogo entre os vários saberes do qual dispõe, o ressignifica em uma obra de arte. Quando o artista faz uma obra de arte, ele está se enunciando, dialogando, sendo, portanto, a criação musical e nas demais artes, um processo dialógico. Buscamos um novo olhar sobre o complexo conceito de linguagem musical.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, UFMT

professor do dpto de letras Mestre em estudos de cultura contemporânea

Roberto Pinto Victorio, UFMT

Professor do dpto de artes Orientador

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Publicado

2014-07-10

Como Citar

Benassi, C. A., & Victorio, R. P. (2014). MÚSICA E LINGUAGEM Da teoria dos afetos aos novos olhares através das “lentes conceituais bakhtinianas”. Revista Diálogos, 2(1), 31–47. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2761

Edição

Seção

Caderno Música, Arte e Cultura