MÚSICA E LINGUAGEM Da teoria dos afetos aos novos olhares através das “lentes conceituais bakhtinianas”

Autores

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT
  • Roberto Pinto Victorio sextantemt@hotmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Criação musical. Estética da música. Enunciado e diálogo.

Resumo

Buscamos uma possível aproximação dos conceitos de enunciado e diálogo com a música. Nossos objetivos giram em torno da possível aplicabilidade destes na criação musical. Após a leitura da bibliografia pertinente, verificamos que é possível olhar a criação musical e entendê-la como sendo um processo dialógico, onde o criador percebe o mundo, se inquieta com ele e, por meio de um diálogo entre os vários saberes do qual dispõe, o ressignifica em uma obra de arte. Quando o artista faz uma obra de arte, ele está se enunciando, dialogando, sendo, portanto, a criação musical e nas demais artes, um processo dialógico. Buscamos um novo olhar sobre o complexo conceito de linguagem musical.

Biografia do Autor

  • Claudio Alves Benassi, UFMT
    professor do dpto de letras Mestre em estudos de cultura contemporânea
  • Roberto Pinto Victorio, UFMT
    Professor do dpto de artes Orientador

Referências

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Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Caderno Música, Arte e Cultura

Como Citar

MÚSICA E LINGUAGEM Da teoria dos afetos aos novos olhares através das “lentes conceituais bakhtinianas”. (2014). Revista Diálogos, 2(1), 31-47. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2761