ALÉM DOS SENTIDOS Aprendizagem de música por surdos; mitos, verdades e possibilidade

Autores

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT

Palavras-chave:

Glossário de termos e conceitos musicais em LIBRAS. Aprendizagem de música pelo surdo. Ensino de música para surdos.

Resumo

Embora haja registros anteriores, a educação musical se institucionaliza a partir da sanção da Lei n.o 11.769. Essa ciência ou área do conhecimento não está isenta de passar por situações problemáticas, peculiares ao atual momento da educação brasileira. Uma dessas problemáticas está relacionada à inclusão de alunos com surdez na escola, uma vez que professor e intérprete ainda não têm conhecimento das potencialidades do sujeito surdo frente a música, tampouco conhecem os sinais da área musical. No intuito de preencher essa lacuna, a presente pesquisa visa catalogar e glossariar os sinais da área musical em LIBRAS. Buscou-se, por meio de revisão bibliográfica, delimitar a temática ensino de música para surdos, e em seguida catalogar os sinais já existentes. Com a ajuda de alguns colegas surdos, sinalizou-se alguns conceitos e termos da área musical. Como resultados, apresenta-se uma série de sinais de conceitos e termos da educação musical que poderão, futuramente, compor um glossário dos mesmos.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, UFMT

Professor do dpto de letras Mestre em estudos de cultura Contemporânea

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Publicado

2014-07-10

Como Citar

Benassi, C. A. (2014). ALÉM DOS SENTIDOS Aprendizagem de música por surdos; mitos, verdades e possibilidade. Revista Diálogos, 2(1), 18–30. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2760

Edição

Seção

Caderno Música, Arte e Cultura