A REPRESENTAÇÃO DA MULHER IDOSA COMO CONTADORA DE HISTÓRIA E EDUCADORA EM HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA
Palavras-chave:
Personagem feminina, mimese clássica, literatura infanto-juvenil, contação de história, Monteiro Lobato.Resumo
O artigo objetiva-se a delinear o ser da mulher idosa na narrativa lobatiana, Histórias de Tia Nastácia. As personagens idosas, Dona Benta e Tia Nastácia, ao exercerem a função de contadora de história, figuram como modelo mimético de representação clássica, uma vez que simbolizam a imagem ideal de senhoras idosas. A mimese horaciana (1995), aura e narrador de Benjamim (2011), personagem infanto-juvenil, de Khede (1986), obra lobatiana de Sandroni (1987), destacam como fontes teóricas deste trabalho.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.