REFLEXÕES SOBRE CONCEITOS BAKHTINIANOS: ENTOAÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Autores

  • Renata Silva Siqueira siqueira.re@gmail.com
    UFMT
  • Simone de Jesus Padilha simonejp1@gmail.com
    UFMt

Palavras-chave:

Diálogo. Entoação. Enunciado.

Resumo

Realizaremos uma reflexão acerca de conceitos bakhtinianos sobre o diálogo com um olhar específico para as características da entoação. Para isso, utilizaremos dois diferentes enunciados publicitários do conhecido Café Pilão, observando, no discurso apresentado, as características que nos revelam o horizonte espacial e ideacional compartilhado, na identificação do sentido global dos textos nas diferentes esferas retratadas. Para que o enunciado torne-se criativamente produtivo, é necessário que este possibilite uma reflexão referente ao que está presumido ou não – dito, possibilitando uma riqueza entoacional.

Biografia do Autor

Renata Silva Siqueira, UFMT

Mestranda em estudos de linguagens

Simone de Jesus Padilha, UFMt

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2013-11-20

Como Citar

Siqueira, R. S., & Padilha, S. de J. (2013). REFLEXÕES SOBRE CONCEITOS BAKHTINIANOS: ENTOAÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS. Revista Diálogos. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2752

Edição

Seção

Anais de eventos