POÉTICAS POLÍTICAS: O TEATRO ANGOLANO

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira adilson.oliveira@jna.ifmt.edu.br
    IFMT

Palavras-chave:

Texto Dramático, Pepetela, Construção Colonial, Fanon.

Resumo

Ao perceber que o teatro adquire, historicamente, funções sociais que ultrapassam os limites poéticos da arte pela arte, ainda que possa parecer um tipo de instrumentalização da produção artística para cumprir objetivos pragmáticos, o fato é que a contemporaneidade se utiliza com mais veemência desta propriedade. Este artigo buscou discutir as formas de representação do colonizado no texto dramático de Pepetela: A Revolta da Casa dos Ídolos (1978) escrita no período pós-independência de Angola, e para se pensar este processo, utilizaram-se os textos do escritor antilhano Frantz Fanon para demonstrar esta construção colonial, traçando um paralelo sobre o discurso ideológico do colonizador e seu reflexo na produção literária.

Biografia do Autor

Adilson Vagner de Oliveira, IFMT

IFMT campus de Juína

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Publicado

2013-11-20

Como Citar

Oliveira, A. V. de. (2013). POÉTICAS POLÍTICAS: O TEATRO ANGOLANO. Revista Diálogos. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2744

Edição

Seção

Anais de eventos