¿LA ESCRITURA O LA VIDA? ¿LA ESCRITURA O LA MUERTE? : DO RETORNO À ESCRITURA MORTÍFERA AO ESCLARECIMENTO LIBERTADOR – REFLEXÕES SOBRE O TESTEMUNHO DE JORGE SEMPRÚN
Palavras-chave:
Literatura de Testemunho. Jorge Semprún. Esclarecimento. Holocausto. Odisséia.Resumo
Jorge Semprún, após a libertação do campo de concentração nazista, no qual permaneceu durante dois anos, inicia a escritura do seu testemunho em o La escritura la vida (1995). Neste trabalho se refletirá acerca das cicatrizes que ficaram no corpo do sobrevivente e como ele as expõe através da arte, bem como a rememoração do passado e a sua configuração em escritura, pensando nos saberes possivelmente agregados a Semprún mediante esse processo. Para tanto, se fará uso das contribuições teóricas de Walter Benjamim, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Jeanne Marie Gagnebin.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.