PIEDADE – LITERATURA E REPRESENTAÇÃO SOCIOCULTURAL DE UMA ÉPOCA
Palavras-chave:
José de Mesquita. Costumes. Mato Grosso.Resumo
José de Mesquita escreve Piedade, romance para o qual transcreve muitos dos hábitos cuiabanos daquela época, deixando assim, registradas informações importantes da formação dos costumes culturais e sociais da vida mato-grossense. O livro é publicado em 1937, momento que Mato Grosso ainda era considerado “sertão” para a capital brasileira e outras cidades tidas como metrópoles ou modernas. O enredo de Piedade se passa em Cuiabá e traz como protagonistas o advogado Paulo e sua prima Maria da Piedade, que são criados na mesma casa, quando crianças. O autor constrói sua obra mesclando dados históricos e reais com a ficção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.