A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO E DO AMBIENTE NAS TRANSFORMAÇÕES PSICOLÓGICAS DO PROTAGONISTA EM “SETE-ESTRELO”, CONTO DE MANUEL DA FONSECA
Palavras-chave:
Manuel da Fonseca. Conto “Sete-estrelo”. Espaço.Resumo
O presente trabalho pretende apresentar as alterações comportamentais e psicológicas da personagem Rui no conto “Sete-estrelo”, extraído do livro Aldeia Nova, de Manuel da Fonseca. Após a partida de seus pais para a África, em busca de novas oportunidades que suprissem as necessidades financeiras da família, Rui entra em consonância com o ambiente sombrio, estabelecido pelos dias e noites chuvosos do inverno no Alentejo. Faz-se necessário ressaltar que até a década de 1970, o número de pessoas que deixavam Portugal era maior que o número de pessoas que entravam, conforme ressalta Ana Silvia Scott, no livro Os Portugueses (2010). Destarte, pretende-se mostrar a configuração do espaço e sua importância na obra citada, tendo como referencial teórico os autores Gaston Bachelard e Antônio Dimas nas obras Poética do Espaço (2008) e Espaço e romance (1985), respectivamente. Mediante a análise, pôde-se relacionar as reações de Rui ao espaço e ao ambiente, verificando-se que ora a angústia do garoto estava em conformidade com os fenômenos climáticos, quase aos moldes românticos; ora espaço e personagem se opunham totalmente. A ambientação é também responsável por conotar a psicologia de outras personagens, sendo possível dizer que é uma das categorias centrais tanto para o desenrolar da trama como para a configuração dos atores nela envolvidos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.