D. FRANCISCO DE AQUINO CORRÊA E A DIVINIZAÇÃO DA TERRA MATOGROSSENSE
Palavras-chave:
Literatura em Mato Grosso. Identidade. Mito do espaço fundacional.Resumo
O presente trabalho tem por finalidade analisar a obra de D. Aquino Corrêa, especificamente “Terra Natal”, cuja característica é a exaltação dos valores regionais, tais como natureza e tradição, evidenciando aspectos relativos à divinização do local. Para tanto é necessário estabelecer os valores de identidade regional no período em que surgiu o livro, contextualizando-o ao projeto cultural que os intelectuais idealizavam em Mato-Grosso. Desta forma, as pesquisas realizadas, que discutem a proposta do poeta, nortearão o trabalho; portanto, procurar-se-á refletir o imaginário mítico sagrado que a poesia romântica imprime em seu discurso sob a égide da glorificação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.