A MATERIALIDADE DO TEXTO FÍLMICO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO CURTA-METRAGEM XADREZ DAS CORES

Autores

  • Jean Carlos Dourado de Alcântara jeanmt@ufmt.br
    UFMT
  • Renato Augusto Azevedo raaz@terra.com.br
    IFMT

Palavras-chave:

Linguagem. Cinema. Discurso. Signo. Ideologia.

Resumo

Boa parte dos sentidos que apreendemos no cinema é resultado da percepção, por meio da leitura, não só das imagens, mas também como elas estão arranjadas. Este artigo tem como objetivo demonstrar a maneira com a qual os elementos estético-formais da linguagem cinematográfica são mobilizados no curta-metragem XADREZ DAS CORES, cujo diretor é Marco Schiavon. Sob a luz das teorias de Bakhtin e Marcel Martin, pretende-se demonstrar, na materialidade do texto fílmico, o processo de acabamento estético ao objeto artístico, bem como a produção de significados pretendidos pelo autor.

Biografia do Autor

Jean Carlos Dourado de Alcântara, UFMT

Mestrando em estudos de Linguagens - Ufmt

Renato Augusto Azevedo, IFMT

Professor de Língua no IFMT

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Publicado

2013-11-20

Como Citar

Alcântara, J. C. D. de, & Azevedo, R. A. (2013). A MATERIALIDADE DO TEXTO FÍLMICO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO CURTA-METRAGEM XADREZ DAS CORES. Revista Diálogos. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2721

Edição

Seção

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