LINGUAGEM O discurso da mídia como regime(s) de verdade(s) sobre o rendimento escolar dos alunos brasileiros

Autores

  • Lucimeire da Silva Furlaneto lucimeirefurlanet@gmail.com
    CEFAPRO/SEDUC/CUIABA/MT

Palavras-chave:

Discurso. Identidade. Regime de verdade.

Resumo

o objetivo deste trabalho é discutir como representações sociais são construídas através do discurso preconceituoso produzido pela mídia, sobre o desempenho dos alunos brasileiros, tomando como parâmetro testes avaliativos sobre o rendimento escolar deles. Pois, o discurso tomado como regime de verdade pode afetar diretamente o trabalho docente, assim como a formação de opinião dos leitores, no sentido de que ambos passem a acreditar que essa realidade resulta de um processo “natural” do cenário educacional brasileiro. Esperamos, com isso, que este artigo sirva de instrumento a mais de leitura crítica e reflexiva, principalmente em espaços de formação docente.

Biografia do Autor

Lucimeire da Silva Furlaneto, CEFAPRO/SEDUC/CUIABA/MT

MESTRA EM ESTUDOS DE LINGUAGENS UFMT

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Furlaneto, L. da S. (2013). LINGUAGEM O discurso da mídia como regime(s) de verdade(s) sobre o rendimento escolar dos alunos brasileiros. Revista Diálogos, 1(1), 50–58. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2700

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários