LEITURA-ESCRITA EM INGLÊS COM SURDOS Uma abordagem dialógica

Autores

  • Sergio Henrique de Souza Almeida sergio.almeidabr@gmail.com
    UFMT
  • Simone de Jesus Padilha simonejp1@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Surdos. Inglês. Leitura-escrita.

Resumo

Neste estudo investigamos as possibilidades do ensino de leitura-escrita em inglês com surdos. A abordagem enunciativo-discursiva, que propõe uma pesquisa que seja de caráter dialógico e alteritária e, portanto, interacional, associada à microgenética, é modelo teórico-metodológico que fundamenta e orienta a definição dos recortes feitos na pesquisa, bem como a geração de dados. ra uma análise dialógica de discursos produzidos em diferentes esferas da atividade humana” do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin Essa investigação está inserida no (REBAK), do Programa em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Sergio Henrique de Souza Almeida, UFMT

Mestre em estudos de linguagens-Ufmt

Simone de Jesus Padilha, UFMT

Professora Doutora do Departamento de Letras-UFMT. Orientadora

Referências

BAKHTIN, M; VOLOCHÍNOV. V. N. [1929]. Marxismo e Filosofia da Linguagem:

Problemas fundamentais do método sociológico. SP: Editora Hucitec, 1990.

DUARTE, A.S. Ensino de Libras para ouvintes numa abordagem dialógica: contribuições da teoria bakhtiniana para a elaboração de material didático. Dissertação. Mestrado em Estudos de Linguagem. Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá, 2011.

FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 2002.

GÓES, M. C. R.. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para a construção da subjetividade. SciElo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-32622000000100002&script=sci_arttext. Consulta em 25 de nov. de 2013.

SCHNEUWLY, B. (1994). Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Repères, 15. Traduzido por Glaís Sales Cordeiro.

VYGOTSKY, L.S. (1930). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3, Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Almeida, S. H. de S., & Padilha, S. de J. (2013). LEITURA-ESCRITA EM INGLÊS COM SURDOS Uma abordagem dialógica. Revista Diálogos, 1(1), 59–67. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2696

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários