LEITURA-ESCRITA EM INGLÊS COM SURDOS Uma abordagem dialógica
Palavras-chave:
Surdos. Inglês. Leitura-escrita.Resumo
Neste estudo investigamos as possibilidades do ensino de leitura-escrita em inglês com surdos. A abordagem enunciativo-discursiva, que propõe uma pesquisa que seja de caráter dialógico e alteritária e, portanto, interacional, associada à microgenética, é modelo teórico-metodológico que fundamenta e orienta a definição dos recortes feitos na pesquisa, bem como a geração de dados. ra uma análise dialógica de discursos produzidos em diferentes esferas da atividade humana” do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin Essa investigação está inserida no (REBAK), do Programa em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso.Referências
BAKHTIN, M; VOLOCHÍNOV. V. N. [1929]. Marxismo e Filosofia da Linguagem:
Problemas fundamentais do método sociológico. SP: Editora Hucitec, 1990.
DUARTE, A.S. Ensino de Libras para ouvintes numa abordagem dialógica: contribuições da teoria bakhtiniana para a elaboração de material didático. Dissertação. Mestrado em Estudos de Linguagem. Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá, 2011.
FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 2002.
GÓES, M. C. R.. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para a construção da subjetividade. SciElo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-32622000000100002&script=sci_arttext. Consulta em 25 de nov. de 2013.
SCHNEUWLY, B. (1994). Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Repères, 15. Traduzido por Glaís Sales Cordeiro.
VYGOTSKY, L.S. (1930). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3, Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.