REITERAÇÃO E SUBVERSÃO NO CINEMA DE ALMODÓVAR Um outro pé para aquele salto

Autores

  • Thiago Rodrigues Lopes thiagopsi_crchmt@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Bakhtin, Almodóvar, Identidade de gênero.

Resumo

Neste artigo utilizaremos o filme De Salto Alto como pano de fundo para a discussão das relações entre as performances de gênero e os processos de subjetivação que acontecem com (e nas) produções estéticas como forma de simulacro da vida cotidiana. Para tanto, sob uma perspectiva bakhtiniana, nos ateremos em analisar algumas cenas e recortes, problematizando alguns recursos de narrativa e de agenciamentos de linguagem utilizados pelo cineasta.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor de Libras da UFMT-Rondonópolis Mestre em Estudos de Linguagens

Referências

ARIÉS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

ALLINSON, Mark. A Spanish Labyrinth: The films of Pedro Almodóvar. I.B. Tauris & Co LTD. New York, 2006. Disponível em: http://books.google.com.br Acesso em: 20 de Julho de 2012.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de janeiro: Forense- Universitária, 1981.

BAKHTIN, M. [VOLOCHINOV] [1929]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad.de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.

BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O Contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: MartinsFontes, 2003.

BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.

_________. Cuerpos que importan – sobre los limites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Anagrama, 2002.

CAÑIZAL, E. P. (org) Urdidura de sentidos: Ensaios sobre o cinema de Almodóvar. 2oed. Revisada. Disponível em: http://books.google.com.br Acesso em: 20 de Julho de 2012.

COLI, Jorge. “O invisível das imagens”. In: NOVAES, A. (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. v. 01. p. 80-93.

FISCHER, Lucy. Modernity and Postmaternity: High Heels and Imitation of Life. UC Press E-Books Collection, 1982-2004. University of California Press. Disponível em: http://publishing.cdlib.org/ucpressebooks

FILHO, José S.S., TAVARES, Mara R., BRASIL, Rosa M.S. A Carnavalização no Cinema Nacional: Quando o filme é texto e pretexto para uma (re)leitura da sociedade. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2007/resumos/R0064-1.pdf Acesso em: 20 de Julho de 2012.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MISKOLCI, RICHARD. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, no 21, jan./jun. 2009.

PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores. 2010. 176p.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Lopes, T. R. (2013). REITERAÇÃO E SUBVERSÃO NO CINEMA DE ALMODÓVAR Um outro pé para aquele salto. Revista Diálogos, 1(1), 40–49. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2688

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários