REITERAÇÃO E SUBVERSÃO NO CINEMA DE ALMODÓVAR Um outro pé para aquele salto
Palavras-chave:
Bakhtin, Almodóvar, Identidade de gênero.Resumo
Neste artigo utilizaremos o filme De Salto Alto como pano de fundo para a discussão das relações entre as performances de gênero e os processos de subjetivação que acontecem com (e nas) produções estéticas como forma de simulacro da vida cotidiana. Para tanto, sob uma perspectiva bakhtiniana, nos ateremos em analisar algumas cenas e recortes, problematizando alguns recursos de narrativa e de agenciamentos de linguagem utilizados pelo cineasta.Referências
ARIÉS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
ALLINSON, Mark. A Spanish Labyrinth: The films of Pedro Almodóvar. I.B. Tauris & Co LTD. New York, 2006. Disponível em: http://books.google.com.br Acesso em: 20 de Julho de 2012.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de janeiro: Forense- Universitária, 1981.
BAKHTIN, M. [VOLOCHINOV] [1929]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad.de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O Contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: MartinsFontes, 2003.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.
_________. Cuerpos que importan – sobre los limites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Anagrama, 2002.
CAÑIZAL, E. P. (org) Urdidura de sentidos: Ensaios sobre o cinema de Almodóvar. 2oed. Revisada. Disponível em: http://books.google.com.br Acesso em: 20 de Julho de 2012.
COLI, Jorge. “O invisível das imagens”. In: NOVAES, A. (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. v. 01. p. 80-93.
FISCHER, Lucy. Modernity and Postmaternity: High Heels and Imitation of Life. UC Press E-Books Collection, 1982-2004. University of California Press. Disponível em: http://publishing.cdlib.org/ucpressebooks
FILHO, José S.S., TAVARES, Mara R., BRASIL, Rosa M.S. A Carnavalização no Cinema Nacional: Quando o filme é texto e pretexto para uma (re)leitura da sociedade. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2007/resumos/R0064-1.pdf Acesso em: 20 de Julho de 2012.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MISKOLCI, RICHARD. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, no 21, jan./jun. 2009.
PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores. 2010. 176p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.