O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização

Autores

  • Helena Maria Ferreira helenaferreira@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira mauriceia@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Repetição. Textos publicitários. Coesão textual.

Resumo

Entre os mecanismos linguístico-discursivos utilizados pelo discurso publicitário, a repetição tem- se insistido extraordinariamente, seja na construção do sentido, seja na constituição das operações argumentativas. No entanto, apesar de sua recorrência, o recurso da repetição tem sido pouco estudado. Este artigo apresenta os resultados de uma análise de anúncios publicitários escritos retirados de várias edições da Revista Caras, com o intuito de evidenciar a natureza e a função do recurso da repetição. Os resultados apontam para uma utilização diversificada do mecanismo da repetição, seja como recurso linguístico- discursivo, seja como recurso mercadológico para fixação de uma marca de um produto ou serviço.

Biografia do Autor

  • Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras
    Professora Doutora. Grupo de pesquisa FALAM
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira, Universidade Federal de Lavras
    Professora Doutora.

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Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários

Como Citar

O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização. (2013). Revista Diálogos, 1(1), 16-26. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2686