O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização

Autores

  • Helena Maria Ferreira helenaferreira@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Mauricéia Silva de Paula Vieira mauriceia@dch.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Repetição. Textos publicitários. Coesão textual.

Resumo

Entre os mecanismos linguístico-discursivos utilizados pelo discurso publicitário, a repetição tem- se insistido extraordinariamente, seja na construção do sentido, seja na constituição das operações argumentativas. No entanto, apesar de sua recorrência, o recurso da repetição tem sido pouco estudado. Este artigo apresenta os resultados de uma análise de anúncios publicitários escritos retirados de várias edições da Revista Caras, com o intuito de evidenciar a natureza e a função do recurso da repetição. Os resultados apontam para uma utilização diversificada do mecanismo da repetição, seja como recurso linguístico- discursivo, seja como recurso mercadológico para fixação de uma marca de um produto ou serviço.

Biografia do Autor

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora. Grupo de pesquisa FALAM

Mauricéia Silva de Paula Vieira, Universidade Federal de Lavras

Professora Doutora.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Ferreira, H. M., & Vieira, M. S. de P. (2013). O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS Em busca de uma caracterização. Revista Diálogos, 1(1), 16–26. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2686

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários