Desmundo e Ponciá Vicêncio, mulheres brasileiras em debate.
Palavras-chave:
Desmundo, Ponciá Vicêncio, Autoria feminina, MulheresResumo
O presente artigo é um recorte da tese de doutorado intitulada Feminismos plurais: uma leitura crítica de Desmundo e Ponciá Vicêncio, defendida pela UNESP / FCLAr, que trata da singularidade das mulheres, representadas pelas personagens Oribela e Ponciá. O objetivo aqui é apresentar brevemente a discussão em torno da pergunta: o que é ser mulher? A partir das personagens do corpus, é possível perceber as nuances existentes entre as mulheres brasileiras, evidenciadas pelas diferentes formas de opressão que as afligem, atravessadas por questões de raça e classe. A análise passa pela formação da literatura de autoria feminina brasileira, fundamental para a criação de personagens combativas e questionadoras como acontece nas obras.
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Fatos e Mitos. Tradução Sérgio Millet. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016a.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. A experiência vivida. Tradução Sérgio Millet. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016b.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Trad. Heci Regina Candiani. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2016. Recurso Digital.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3ª ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Petrópolis: Vozes, 1971.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. 400 p.
MIRANDA, Ana. Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHMIDT, Rita T. Na literatura, mulheres reescrevem a nação. In: Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.