Desmundo e Ponciá Vicêncio, mulheres brasileiras em debate.

Autores

  • Juliana Cristina Minaré Pereira juminare@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Letras Campus Araraquara

Palavras-chave:

Desmundo, Ponciá Vicêncio, Autoria feminina, Mulheres

Resumo

O presente artigo é um recorte da tese de doutorado intitulada Feminismos plurais: uma leitura crítica de Desmundo e Ponciá Vicêncio, defendida pela UNESP / FCLAr, que trata da singularidade das mulheres, representadas pelas personagens Oribela e Ponciá. O objetivo aqui é apresentar brevemente a discussão em torno da pergunta: o que é ser mulher? A partir das personagens do corpus, é possível perceber as nuances existentes entre as mulheres brasileiras, evidenciadas pelas diferentes formas de opressão que as afligem, atravessadas por questões de raça e classe. A análise passa pela formação da literatura de autoria feminina brasileira, fundamental para a criação de personagens combativas e questionadoras como acontece nas obras.  

Biografia do Autor

  • Juliana Cristina Minaré Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Letras Campus Araraquara

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, Mestra em Estudos Literários pelo programa de Pós Graduação da Unesp Araraquara e doutoranda pelo mesmo programa. 

    Pesquisa em Literatura de Autoria Feminina e Crítica Feminista. 

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Fatos e Mitos. Tradução Sérgio Millet. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016a.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. A experiência vivida. Tradução Sérgio Millet. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016b.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Trad. Heci Regina Candiani. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2016. Recurso Digital.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3ª ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Petrópolis: Vozes, 1971.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. 400 p.

MIRANDA, Ana. Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SCHMIDT, Rita T. Na literatura, mulheres reescrevem a nação. In: Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Artigo de Convidado

Como Citar

Desmundo e Ponciá Vicêncio, mulheres brasileiras em debate. (2024). Revista Diálogos, 12(2), 45-59. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18381