Compreendendo a linguagem inclusiva: o que é e para que(m) serve

Autores

  • Priscila Cristina Zambrano pzambrano@estudante.ufscar.br
    UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Caroline Carnielli Biazolli caroline.biazolli@ufscar.br

Palavras-chave:

Linguagem inclusiva, Sociedade, Identidades, Pesquisa bibliográfica

Resumo

Neste artigo, tratamos da emergência da linguagem inclusiva (em especial, o uso de “@”, “x” e “e” nas palavras e sentenças) no português brasileiro, com vistas a uma definição coesa de sua natureza, discutindo, para tanto, as correlações entre língua, sociedade e identidade(s). Fundamentamo-nos na visão de língua heterogênea (LABOV, 2008[1972]), constatando que a maneira como os indivíduos percebem a língua e as atitudes que os usuários têm frente ao uso linguístico de outra pessoa podem interferir no percurso dessa língua e que essas percepções podem levar os sujeitos a propagarem discursos preconceituosos, conscientemente ou não. O estudo realizado é de caráter qualitativo (GONSALVES, 2001). Com base em investigações bibliográfica e documental, organizamos um córpus constituído de materiais que versam sobre linguagem inclusiva, oriundos das instâncias jornalística e virtual/digital, com o intuito de verificarmos posicionamentos acerca do tema. Como conclusão, evidenciamos que o debate sobre essas alternativas de adaptação da língua demarca uma afirmação de posicionamento político-ideológico e não, de fato, um problema linguístico. As arguições que se amparam na (hipotética) imutabilidade linguística ou mesmo na destruição da língua portuguesa servem apenas para validar discursos de ódio, discursos machistas e LGBTQIAPN+fóbicos.

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Artigo de Convidado

Como Citar

Compreendendo a linguagem inclusiva: o que é e para que(m) serve. (2024). Revista Diálogos, 12(2), 175-179. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/18059